22 Mar. 2023

Espetáculo que alerta população para os incêndios apresentado em Tondela

O espetáculo “Sob a Terra” criado para sensibilizar a comunidade para o flagelo dos incêndios florestais é apresentado no próximo domingo (26 de março) em Tondela.

A peça criada pela companhia Leirena Teatro vai subir ao palco da ACERT, pelas 18h00, com o apoio da Câmara Municipal de Tondela. A entrada é gratuita.
“Sob a Terra” é um espetáculo multidisciplinar, que cruza teatro, música, artes visuais e multimédia.
A encenação está a cargo de Frédéric Da Cruz Pires. A música será interpretada ao vivo por Surma. Já o artista Nuno Viegas realizará uma projeção de desenho digital em tempo real.
A peça procura sensibilizar as pessoas acerca de um problema urgente que são os incêndios e chamar a atenção para a realização de boas práticas na utilização do fogo e para a proteção e valorização da floresta.
“Sob a Terra” conta a história de uma aldeia e das suas gentes. A dramaturgia está dividida em três atos.
Absurdamente donos do seu nariz, os habitantes dessa localidade só se preocupam com o que é seu. Quebrar rotinas e comportamentos de risco é uma ilusão nesta aldeia. A irresponsabilidade e a ignorância imperam, mesmo quando há quem procura chamar a atenção face ao perigo. Aqui, nada é natural, só o comportamento é que é naturalmente absurdo.
O espetáculo está a chegar à sua 30.ª apresentação, tendo já passado por vários concelhos da zona centro do país. No domingo chega a Tondela. Na sessão estará presente o executivo da Câmara Municipal de Tondela.
Na assistência estarão também os ministros da Cultura, Pedro Adão e Silva, e do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, o secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, e a Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes.
“Sob a Terra” é uma coprodução da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), Ministério da Cultura e Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) através do programa Portugal Chama - Teatro Chama.