24 Mar. 2023

Câmara de Tondela atribui 29 bolsas de estudo a alunos do ensino superior

A Câmara de Tondela concedeu neste ano letivo 29 bolsas de estudo a alunos do ensino superior. Face ao ano anterior foram atribuídos mais seis apoios a estudantes. Ao todo concorreram às bolsas 43 alunos, mais três do que há um ano, sendo que destas candidaturas apenas 29 foram validadas pelos serviços camarários.

Cada estudante vai receber 557,60 euros. No total, o município investirá nesta medida mais de 16 mil euros no presente ano.
Este apoio foi criado pela autarquia com os objetivos de promover a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino universitário e de incentivar os jovens a prosseguirem os estudos para além do secundário.
As bolsas foram criadas pela Câmara de Tondela em 2016. Desde essa altura já foram atribuídos 133 apoios, num valor global de 84.515 euros.
Conscientes das dificuldades económicas que afetam algumas famílias e que constituem sérios obstáculos ao prosseguimento de estudos dos seus filhos, entendeu o município que a criação desta bolsa é para além de uma forma de estimular a frequência de cursos superiores, também um investimento no tecido económico, social e cultural do concelho, que passa a ficar dotado de quadros técnicos superiores e uma de forma a contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento.
Podem candidatar-se às bolsas todos os alunos que demonstrem empenho e dedicação no seu percurso letivo e que, simultaneamente, apresentem uma situação socioeconómica com baixo rendimento per capita. Como fator de majoração é dada prioridade às famílias numerosas.