22 maio 2023

17ª Semana Gastronómica do Cabrito estende-se por oito dias divididos por duas semanas

A edição deste ano da Semana Gastronómica do Cabrito – Caramulo já tem datas marcadas. O evento, promovido pela Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, com o apoio do Município de Tondela e da Junta de Freguesia do Guardão, vai decorrer de 8 a 11 de junho e de 15 a 18 junho. Durante estes oito dias o cabrito vai ser o rei do menu em inúmeros restaurantes da região.

Tal como nas anteriores edições, esta iniciativa visa a promoção da gastronomia da região, preservando um dos pratos típicos, o cabrito, assado no forno em assadeira de barro negro de Molelos.
Este tipo de evento gastronómico serve também para alavancar uma atividade de extrema importância para o território, de forma que esta se mantenha, criando sinergias capazes de atrair os jovens para a pecuária, em particular para a criação de gado caprino na Serra do Caramulo, onde, tal como a nível nacional, tem-se verificado um decréscimo não só do número de efetivos, mas também de explorações.
Este ano há um recorde de restaurantes participantes na Semana Gastronómica do Cabrito. O evento decorrerá em 17 espaços de restauração, localizados em diversos pontos do concelho de Tondela e da Serra do Caramulo, abrangendo ainda os municípios de Vouzela, Águeda e Oliveira de Frades. Veja a lista dos restaurantes aderentes aqui.
Além destes oito dias em junho, durante o resto do ano vários restaurantes espalhados pelo território serrano e pelo Vale de Besteiros têm cabrito nas suas ementas, apostando numa culinária regional e numa cozinha tradicional elaboram carinhosamente pratos típicos com produtos regionais, o que concorre para a oferta de um produto final de qualidade.