06 Jun. 2023

Tondela celebra Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses com conferência

Tondela vai comemorar este ano o feriado do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses, com a realização de uma conferência, organizada em conjunto pela Câmara Municipal e pela Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar (ANCU), coletividade que está sediada no concelho. A iniciativa está integrada nas comemorações locais dos 50 anos do 25 de Abril.

A conferência “10 de junho” inicia-se, pelas 17h00, na sede da Casa do Povo de Tondela, na antiga estação do caminho de ferro, com um momento musical a cargo do Chorushima. Segue-se, às 17h15, a apresentação do programa oficial das comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos no concelho.
A conferência do 10 de junho será aberta, pelas 17h30, por António Ferraz, presidente da ANCU. Para as 17h45 está agendada uma prelação dedicada ao tema “Efeitos colaterais da guerra”, pelo coronel Santa Clara Gomes.
Às 18h45 acontecerá a comunicação “Guerra do Ultramar e o 25 de Abril”, pelo coronel David Martelo, ocorrendo logo depois um debate.
O encerramento está previsto para as 19h45, estando a cargo da presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges.
No decorrer das celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses vão ainda ser inauguradas, às 18h30, as obras de requalificação da sede da Casa do Povo de Tondela. Decorrerá ainda um momento musical da responsabilidade desta instituição.