09 Nov. 2023

ADICES apresenta Carta Gastronómica no Caramulo

Com o apoio do Município de Tondela, a ADICES - Associação de Desenvolvimento Local vai apresentar a sua carta gastronómica na tarde deste sábado (11 de novembro), no Caramulo Experience Center, o mais recente espaço museológico do Museu do Caramulo.

O livro “Quem conta um conto, acrescenta um pouco. Carta Gastronómica do território da ADICES” resume os sabores e saberes dos cinco concelhos que integram o território da ADICES, nomeadamente Tondela, Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Mortágua e Águeda.

A obra tem autoria de Olga Cavaleiro, investigadora da história da alimentação e ex-presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.

“O que aqui se apresenta é um roteiro de viagem. Uma viagem por um território, pela sua orografia e geografia, pelas suas memórias e histórias, percorrendo trilhos pela serra e pelos rios que o desenham. É uma viagem com um apelo aos sentidos, por um território com sabor e cheiro, onde é possível ver, ouvir e sentir um espaço de equilíbrio entre o homem e a natureza”, pode ler-se no prefácio do livro, que tem na agricultura e nos produtos genuínos dos cinco concelhos o “fio condutor da viagem” proposta aos leitores.

Para a elaboração da carta foram consultados documentos históricos e recolhidos cerca de 200 testemunhos nas 48 freguesias que integram o território da ADICES.

A investigação no terreno permitiu obter uma visão da cultura gastronómica da região nos diferentes momentos da vida das famílias e comunidades e uma perspetiva alargada sobre os hábitos alimentares, os produtos que lhes estão na origem, os modos de produção dos mesmos e as relações sociais e culturais que as comunidades estabeleceram com a alimentação.

“Quem conta um conto, acrescenta um pouco. Carta Gastronómica do território da ADICES” é muito mais do que um livro e um inventário de receitas, assumindo-se antes como uma descrição da história e cultura gastronómica do território e das pessoas que nele habitam.

A cerimónia de apresentação do livro arranca pelas 15h00, no Museu do Caramulo, com uma sessão de boas-vindas aos participantes e a apresentação de um excerto do espetáculo “Car12” do Trigo Limpo Teatro ACERT.

Quinze minutos mais tarde inicia-se a sessão de abertura por parte do presidente da ADICES, Ricardo Pardal. A obra será apresentada pelas 15h30 por Paulo Amado, Fundador das Edições do Gosto, e pela autora Olga Cavaleiro.

Miguel Torres, coordenador da Associação de Desenvolvimento Local, intervirá pelas 15h50 para falar sobre a importância da carta gastronómica para o território da ADICES. Para as 16h10 está agendada a intervenção de Jorge Brandão, vogal da Comissão Diretiva do Centro 2020, programa que financiou este trabalho.

A sessão de encerramento ocorrerá pelas 16h30, estando a cargo da presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, havendo depois lugar, para terminar, a uma degustação de produtos que integram a Carta Gastronómica da ADICES.