07 Mar. 2024

Projeto “Comer Bem, Crescer Feliz” implementado em escola primária do concelho

A Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Vilar de Besteiros está a participar no projeto “Comer Bem, Crescer Feliz”, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, com o apoio da Câmara Municipal de Tondela, que visa aumentar a literacia alimentar dos alunos das escolas primárias. O projeto piloto está a decorrer em 14 estabelecimentos de ensino dos 14 concelhos da região.

Em Tondela, o “Comer Bem, Crescer Feliz” está a ser implementado na turma do 3º e 4º anos de escolaridade da escola de Vilar de Besteiros, num total de 14 crianças.

O projeto foi para o terreno no concelho na manhã desta quarta-feira (06 de março), decorrendo até ao mês de julho. A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e o vereador da Educação, João Carlos Figueiredo, participaram na sessão inaugural, nomeadamente na realização de um jogo que testa os conhecimentos das crianças na alimentação.

Parabenizando todos os envolvidos, dos alunos aos professores e técnicos envolvidos, a presidente da autarquia salientou aos mais novos a importância da adoção de bons hábitos alimentares, explicando que “se comermos bem somos pessoas mais felizes”.

A autarca desafiou as crianças a continuarem “a estudar muito e a comer bem”, nomeadamente produtos locais, dando como exemplo a laranja de besteiros, que é rica em vitamina C.

O “Comer Bem, Crescer Feliz” visa o desenvolvimento integral das crianças, nomeadamente na concretização dos seguintes objetivos: sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável; promover o conhecimento sobre produtos do território, os seus benefícios, os seus ciclos e as vantagens de consumirmos em proximidade; mudar práticas de alimentação, com consciência, envolvendo alunos, família e restante equipa pedagógica; e reduzir o desperdício alimentar.

O projeto tem por base um envolvimento em tríade “escola-família-território”. Todos os meses decorrerão atividades em prol da literacia alimentar nas escolas participantes.

As ações pedagógicas são acompanhadas por um guião pedagógico, e permitirão a exploração de um determinado alimento. Nesta primeira sessão a escolha recaiu sobre a maçã de Bravo de Esmolfe, uma maçã com Denominação de Origem Protegida, que tem a região Viseu Dão Lafões como principal território de produção.

Em paralelo a estas ações pedagógicas, o “Comer Bem, Crescer Feliz” prevê a realização de workshops de lanches saudáveis para pais e filhos, assim como workshops de confeção de um alimento por um chef, experiências sensoriais de alimentos e visitas de estudo a produtores locais.

As ações incluem ainda a distribuição de uma brochura informativa e sessões online sobre temáticas imperativas para uma alimentação saudável, equilibrada e sustentável.