23 maio 2024

Escola Profissional de Tondela comemorou o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento

No âmbito do Plano Estratégico Educativo Municipal de Tondela (PEEMT), a Escola Profissional de Tondela assinalou, na última terça-feira (21 de maio), o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, com um programa repleto de atividades com o objetivo de os alunos valorizarem e compreenderem as diferentes culturas presentes na comunidade escolar.

Durante o dia, os estudantes estiveram envolvidos em iniciativas como a exploração de tradições, costumes, gastronomia e música de várias partes do mundo, além de participarem em apresentações culturais que destacaram as danças típicas e a música tradicional, promovendo respeito e compreensão mútuos.

O programa do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento incluiu ainda debates e discussões sobre inclusão, tolerância e harmonia cultural, que serviram para educar e inspirar os alunos a refletirem sobre como podem contribuir para um ambiente mais inclusivo e respeitador.

Foram também exibidos filmes que ampliaram a compreensão dos estudantes sobre as múltiplas culturas e as barreiras na interação entre diferentes grupos sociais e étnicos, reforçando a importância da tolerância, do respeito e do diálogo intercultural.

Os jovens participaram ainda em jogos tradicionais de vários países, que lhes possibilitaram a exploração e aprendizagem sobre diferentes tradições de jogos, celebrando as diferenças e fortalecendo os laços de entendimento mútuo.