10 Jul. 2024

Tom de Festa leva de novo a Tondela os sons do mundo

O Tom de Festa – Festival de Músicas do Mundo organizado pela ACERT, com o apoio da Câmara Municipal de Tondela, arranca esta quarta-feira (10 de julho) para aquela que será a sua 32ª edição. O evento decorre até sábado (13 de julho), prometendo muita música de vários pontos do globo.

Pelo palco do Tom de Festa passarão Lura, Selma Uamusse, Yamandu Costa, Criatura, Ana Lua Caiano, Expresso Transatlântico, Lao Ra e Júlio Pereira, entre muitos outros.

O programa do evento inclui 10 concertos, dois DJ sets e artistas de Portugal, Gabão, Brasil, Argentina, Colômbia, Espanha, Palestina/Alemanha, Moçambique e Cabo Verde.

O festival arranca na noite desta quarta-feira com dois espetáculos. O primeiro está marcado para as 21h45, juntando Selma Uamusse, Júlio Pereira e a Sociedade Filarmónica de Tondela para celebrar os 50 anos do 25 de abril com “Em Cantos de Abril”, um concerto multicultural. O palco é a seguir de Ana Lua Caiano, que tem concerto marcado para as 23h00.

Ainda no dia inaugural será concluído o Mural 50 anos de Liberdade, dos Ergo Bandits, aberta a exposição “As Plantas Precisam de Ser Regadas”, de Gustavo Dinis, estando ainda agendada uma conversa sobre o livro e CD “Rasgar”, de Júlio Pereira.

No segundo dia, quinta-feira, pelas 21h45, há espetáculo de Pamela Badjogo. O grupo Expresso Transatlântico atuará pelas 23h00.

Na sexta-feira, no penúltimo dia da iniciativa, os concertos iniciam-se pelas 21h45 com Yamandu Costa, Martin Sued e José Manuel Neto. Às 23h15 subirá ao palco Criatura e às 00h15 a colombiana Lao Ra.

O último dia do festival, no sábado, arranca com um showcooking realizado por Sílvia Leão.  Às 21h45 acontece um concerto especial, que juntará a voz de Lura à música do Coletivo Gira Sol Azul. Às 23h00 é a vez de atuar Jamila & The Other Heroes e mais tarde, à meia-noite, haverá espetáculo com Rita Payés.

As noites de sexta-feira e sábado contarão com DJ Sets a partir das 01h30, com Nuno di Rosso e Lkash.