09 Set. 2014

Exposição sobre o Parlamentarismo Português na Biblioteca Municipal de Tondela

No dia 3 de setembro, inaugurou-se na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro a Exposição Itinerante "Parlamentarismo Português e o Palácio de S. Bento", organizada pelo Museu da Assembleia da República em parceria com o Município de Tondela.

A abertura da exposição contou com a presença do Senhor Presidente do Município de Tondela, Dr. José António Jesus, dos vereadores, Dr. Miguel Rodrigues, Engª Carla Antunes e Sr. Pedro Adão, do senhor deputado pelo círculo de Viseu,  Dr. João Carlos Figueiredo, da Drª Teresa Parra da Silva, conservadora do Museu da Assembleia da República e respetivos técnicos, de funcionários da autarquia e visitantes.
Francisco de Lencastre e Távora, técnico superior da Assembleia da República, fez a apresentação detalhada dos vinte e cinco painéis da exposição explicando a localização, função e elementos arquitetónicos e decorativos de cada setor do Palácio de São Bento, descrevendo as sucessivas obras de remodelação do antigo mosteiro beneditino, desde 1833 até à atualidade. Percorrendo a história do Parlamento, a exposição aborda os órgãos constituintes da Assembleia da República, a sua competência política e legislativa e a Constituição.
Uma coleção dos mais antigos textos constitucionais pertencentes ao fundo bibliográfico da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, onde se inclui a primeira Constituição Portuguesa, de 1822, a Carta Constitucional de 1826, a Constituição politica e ato colonial de 1933, a Constituição de 1976, e um exemplar da 7ª (última) revisão da Constituição, em miniatura, completam a mostra.
De especial interesse para estudantes de diferentes graus de ensino e para o público em geral, a exposição poderá ser visitada até ao dia 30 de setembro, no horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal de Tondela, de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e nos sábados dias 20 e 27 de setembro, das 9h às 13h e das 14h às 18h.