20 Out. 2014

Leitura Sem Idade no Caselho e em Ferreirós do Dão

Como tem sido noticiado, as funcionárias da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro deslocam-se quinzenalmente aos Lares e Centros de Dia do concelho de Tondela no âmbito do projecto “Leitura Sem Idade”. Procura-se desta forma estimular os hábitos de leitura da população sénior institucionalizada mas também promover o convívio e combater o isolamento.

Em cada mês é proposta uma atividade diferente. O tempo é escasso para aprofundar laços com todos e, e em cada local, a recetividade tem sido boa ou muito boa, em função da personalidade e boa disposição dos participantes, mas a impressão geral é a de que se trata de uma iniciativa meritória. As atividades principiam com um jogo e, entre adivinhas, danças e canções, terminam com a entrega de um baú de livros para empréstimo prolongado às instituições. As ações propostas para este mês incluem a realização de trabalhos manuais sobre o outono.
Participaram nas últimas atividades realizadas, no Centro de Dia de Caselho, no dia 30 de setembro, 10 idosos e na Associação Cultural e Social do Vale do Dão, no dia 8 de outubro, 15 idosos.