21 Abr. 2015

Encerramento da Festa e da Feira do Livro 2015

Encerrou em grande, a edição de 2015 da Festa do Livro e da XIV Feira do Livro de Tondela.

Entre os dias 9 e 19 de abril, a iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas de Tondela, promoveu um conjunto de atividades e ações que recentraram a importância do livro e da leitura na vida da comunidade em geral e da comunidade escolar em especial.
Ao longo de 10 dias, a organização trouxe até ao concelho de Tondela, vários momentos de poesia, de teatro e de música. Nas diferentes bibliotecas escolares, bem como na municipal, decorreram também alguns workshops, oficinas de escrita criativa, horas do conto, dramatizações e exposições. Entre os diversos momentos destacou-se a presença do escritor Mário Zambujal na Biblioteca Municipal de Tondela, que proporcionou uma tarde de conversa única ou a peça de teatro promovida pela Universidade Sénior, no palco da ACERT. Para os mais novos, destaque para a sessão de autógrafos com a personagem animada “GREG” da coleção “Diário de um banana” e com a personagem “Gerónimo Stilton” da coleção de livros com o mesmo nome.
Esta foi, por excelência, a grande festa promovida no seio da Rede de Bibliotecas de Tondela e é também uma das formas mais visíveis da excelente articulação e colaboração entre aquilo que é o trabalho das diferentes entidades envolvidas - Escolas do concelho, Município de Tondela e o próprio Ministério da Educação através da Rede de Bibliotecas Escolares. No total, a iniciativa chegou a mais de 3400 crianças do concelho, um número extremamente significativo.
Para a tarde do último dia desta grande festa, estava marcada uma sessão bastante animada com insufláveis, jogos tradicionais, tiro ao arco e muitas pinturas faciais. Com o tempo a ajudar, esta última tarde de animação na Biblioteca Municipal de Tondela, contou também com a presença do Sr. Presidente do Município de Tondela, Dr. José António Jesus, bem como com a responsável pela Educação, Dr.ª Raquel Seabra.
Na hora de fazer um primeiro balanço, parece-nos que um resultado tão positivo só é possível de alcançar quando a equipa de trabalho é, igualmente, capaz de se superar a si mesma. Reconhecendo eventuais lacunas e a necessidade de ano após ano se fazer sempre mais e melhor, há que destacar o trabalho exímio de toda a equipa, com especial ênfase para os professores bibliotecários de ambos os Agrupamentos de Escolas de Tondela, bem como da Escola Profissional de Tondela e ainda dos técnicos da Biblioteca Municipal.