27 Nov. 2015

Filipe Melo e Juan Cavia apresentam trilogia nas escolas de Tondela

O conhecido pianista, realizador, autor de banda desenhada e conterrâneo Filipe Melo estará em Tondela, no próximo dia 15 de dezembro, para uma digressão pelas escolas do concelho.

“As aventuras de Dog Mendonça & Pizzaboy” é uma trilogia de banda desenhada que escreveu e para a qual contou com a ajuda do argentino Juan Cavia na elaboração das ilustrações. Aproveitando a vinda do ilustrador a Portugal, o Gabinete de Educação do Município de Tondela, não quis perder a oportunidade de convidar os dois autores para se deslocarem ao nosso concelho, a fim de realizarem um conjunto de momentos de interação com o público juvenil das escolas, onde farão a apresentação da sua obra. Com origens em Mouraz, embora a residir em Lisboa, Filipe Melo tem já um vasto leque de iniciativas desenvolvidas no nosso concelho. Em 2003 gravou nesta localidade “I'll See You in My Dreams”, considerado por muitos o primeiro filme de terror português embora, em bom rigor, se trate de uma curta-metragem. Em 2012 gravou, na localidade de Nandufe, um teledisco para a conhecida banda Moonspell. Já este ano, numa iniciativa memorável e a convite do Município de Tondela, integrou o elenco que perpetuou o concerto de comemoração dos 500 anos do Foral de Besteiros acompanhando, ao piano, as vozes de Samuel Úria e de Ana Bacalhau.
Na sua passagem por Tondela, a 15 de dezembro, Filipe Melo e Juan Cavia farão duas sessões na Escola Secundária de Molelos, dirigidas a um total de cerca de 130 alunos que incluirá também jovens da Escola da Lajeosa do Dão. Já no período da tarde, os autores farão uma sessão na Escola Básica de Campo de Besteiros que incluirá perto de 100 alunos daquela escola e da escola de Caramulo. A terminar a tarde decorrerá uma última sessão na Escola Secundária de Tondela.
Em paralelo com esta visita, a Biblioteca Municipal de Tondela promoverá uma exposição de mais de 20 quadros relativos à trilogia de Filipe Melo, exposição esta que poderá ser vista durante todo o mês de dezembro. Também as bibliotecas escolares dos dois agrupamentos apresentarão uma parte da mesma exposição, enquanto alguns docentes do 3º Ciclo e Secundário farão uma abordagem crítica à banda desenha em causa nas suas áreas curriculares.
Esta será, portanto, uma oportunidade única de Tondela fazer uma justa homenagem a um dos criativos contemporâneos que mais faz questão de incluir o concelho no seu roteiro de atividade profissional.