08 Fev. 2016

“Manchas negras” : exposição fotográfica na Biblioteca Municipal de Tondela

De 8 a 29 de fevereiro, a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro exibe a exposição de fotografias de Cláudio Alves intitulada “Manchas Negras”.
“Manchas Negras” são as pessoas que, vestidas de negro como a personagem homónima de banda desenhada, intervêm na Queima do Judas mudando cenários e manipulando o fogo e os efeitos sonoros e visuais. Cláudio Alves acompanhou a Queima do Judas e dedicou-se a fotografar estas personagens que dificilmente são vistas, pelo menos com nitidez, pelo público que assiste aos espetáculos, deixando-nos as suas impressões.
Cláudio Alves nasceu em Tondela no final de 1981. Estudou fotografia, no Ar.Co em Lisboa, e com ela gosta de contar histórias e mostrar outras histórias. Nas suas palavras, “Gosto de arrumar assuntos visualmente e encontrar-lhes um sentido. A fotografia é o meu meio para lá chegar. “
Sobre a exposição:
“Aquilo não anda sozinho.
Alguém tem de lá estar.”
“Eu tinha de ultrapassar o ruído do palco. Nos holofotes e no centro da cena é para onde é canalizada a atenção de quem assiste ao espetáculo.
Tinha de sair desse centro de atenção que atrai. Procurei uns indivíduos que metem o judas no sítio.
Os manchas negras são umas autointituladas personagens da queima do judas que atuam na retaguarda de todo o espetáculo. Manobram cenários, impõem ritmos e queimam coisas. Pelo meio divertem-se e fazem parte dum todo.
Estas fotografias revelam como eu vi os manchas negras na queima do judas.
Como no início de qualquer história há uma contextualização temporal, portanto...
Nos tempos idos de 2012 fotografei o judas e centrei-me numas personagens. Comecei pelo seu ajuntamento onde, rapidamente, fervilha uma adrenalina que ajuda a aquecer no frio da noite. Terminam numa destruição festiva.
Com mais atenção vemos umas figuras lá no fundo que parecem fazer alguma coisa acontecer. Eles são os manchas negras.”
A exposição pode ser visitada no horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal: de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas e ao sábado, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
A entrada é livre.