25 maio 2016

Encontro da Rede de Bibliotecas de Tondela

Decorreu, nos passados dias 20 e 21 de maio, o 1º Encontro da RBT - Rede de Bibliotecas de Tondela, num ano em que se assinalam os 20 anos das Redes de Bibliotecas Escolares.

A sessão de abertura, marcada para as 14h00 do primeiro dia, contou com a participação das várias entidades que compõe a RBT, a saber Câmara Municipal de Tondela, Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo e Tomaz Ribeiro, a Escola Profissional de Tondela e ainda o Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão. Neste momento, esteve também presente a Coordenadora Nacional das Bibliotecas.
Conforme previsto no programa, a Tondela deslocaram-se importantes figuras nacionais que tiveram um papel decisivo no panorama das Bibliotecas Escolares. Subordinado ao tema “Bibliotecas Inclusivas: Novas Literacias, novos leitores”, ao longo de dois dias, os cerca de 150 Professores Bibliotecários e Técnicos Bibliotecários, tiveram a oportunidade de aprofundar temas tão diversos e pertinentes como “As Bibliotecas e os Leitores do Séc.XXI: do Livro ao Digital”, “Desafios XXI: Leitores e Leituras na Era das Literacias Digitais” ou ainda “Práticas (e-)literárias e Aprendizagem Móvel”.
Entre os diferentes preletores, deslocaram-se a Tondela figuras tão notáveis como a ex-ministra Isabel Alçada que veio falar de “Bibliotecas Digitais” ou a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva que proferiu uma comunicação onde abordou os novos desafios que se insurgem nas bibliotecas escolares. Esteve também presente o Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, que no Museu de Arte do Caramulo, abordou a dicotomia Oriente/Ocidente, com uma comunicação que, parafraseando Álvaro de Campos, se designou “Um Oriente a Oriente do Oriente”.
Pelo meio, foram várias as apresentações feitas e os trabalhos apresentados. Na generalidade, projetos desenvolvidos por e para crianças e jovens, envolvendo as mais diversificadas formas de trabalhar a leitura e a escrita.
Também os espaços onde decorreu o encontro foram diversificados. As sessões do primeiro dia decorreram no Auditório Municipal de Tondela, incluindo a noite que teve a apresentação de um projeto teatral interpretado por alguns alunos da Escola Secundária de Tondela e da Universidade Sénior de Tondela e que culminou com um momento musical da autoria do Grupo Barbus, da Casa do Povo de Tondela.
Já no sábado, a manhã começou com uma visita pedagógica ao Museu Terras de Besteiros, onde se ouviu declamar poesia por vários intervenientes. Seguiu-se mais uma painel  de apresentação de projetos desenvolvidos nas escolas de Tondela, Mealhada, Nelas e Torres Novas. Após um almoço volante servido nos claustros do Museu de Arte do Caramulo, seguiu-se uma visita guiada à riqueza do seu espólio.
A terminar o dia e este primeiro encontro, os participantes deslocaram-se ao Hotel do Caramulo, onde decorreu uma comunicação de Teresa Calçada, antiga Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares com ligação ao concelho e a sessão de encerramento dos trabalhos, contando não só com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, como com  as restantes entidades da RBT presentes.