22 Mar. 2017

Abriu a Festa do Livro e da Leitura de Tondela com atividades para todos

A Festa do Livro e da Leitura de Tondela, realizada a par com a XVI Feira do Livro, abriu portas na passada segunda-feira, 20 de março, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, estando previsto o seu encerramento apenas no próximo dia 4 de abril.

A sessão solene de abertura começou com a encenação “Medo de Quê”, preparada pelos alunos do Curso de Animador Sociocultural da Escola Profissional de Tondela. Seguiram-se algumas palavras de circunstância num momento presidido pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus fazendo, ainda, parte da mesa a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolas, Dr.ª Helena Duque, os Diretores dos Agrupamentos de Escolas de Tondela, Dr.ª Helena Gonçalves e Dr. Júlio Valente, o Diretor Pedagógico da Escola Profissional de Tondela, Eng. António Dias e a Diretora do Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão, Dr. Rosa Carvalho.
Na cerimónia, para além de uma vasta plateia de alunos e da Chefe de Divisão da Educação e Intervenção Social, Dr.ª Raquel Seabra, marcou presença o Diretor do Centro de Emprego Dão Lafões, Dr. Gonçalo Ginestal, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Miguel Rodrigues e o Presidente da União de Freguesias de Tondela e Nandufe, Sr. José Manuel.
Antes da visita à feira do livro, houve ainda espaço para mais três apresentações de alunos. O grupo de danças da ASSOL, FUNIKA, fez uma excelente apresentação de danças e cantares tradicionais. Seguidamente, os alunos da Escola Básica de Campo de Besteiros do Grupo de Música, deixaram a plateia encantada com os acordes das suas violas. A terminar, o Grupo de Danças da Escola Secundária de Tondela, orientado pela professora Margarida Morais encerrou o momento com muita música e ritmo.
Seguiu-se uma visita à sala ao lado onde, com a colaboração da livraria NOTE, decorre a XVI FEIRA DO LIVRO com livros a preços de saldos e muitos descontos em todas as compras. São centenas de autores diferentes, com especial incidência naqueles que ao longo do período da Festa do Livro e da Leitura 2017 passarão por Tondela.
Lembramos que, ao longo de quase três semanas, está previsto decorrer um programa vasto que incluiu atividades durante a semana para o público escolar e dois fins-de-semana com atividades e animações para toda a família, desde os mais pequenos a encontros com autores para o público sénior.