15 Out. 2019

Lançamento de livro de Rodrigo Emílio na Biblioteca Municipal de Tondela

A Biblioteca Municipal de Tondela acolheu, no dia 12 de outubro, o lançamento do livro “Eu Sou Este Rosto Enxuto, Sou Este Canto Interdito”, da autoria do poeta Rodrigo Emílio (1944-2004), sobrinho-bisneto do poeta ultrarromântico e ministro do reino Tomaz Ribeiro.

Trata-se de uma edição que comemora em simultâneo os 75 anos do nascimento e os 15 anos da morte de Rodrigo Emílio, e que conta com o apoio do Município de Tondela e da Junta de Freguesia de Parada de Gonta.
O editor, escritor e pensador Luiz Pires dos Reys, das Edições Sem Nome, fez a seleção e a organização dos textos, muitos dos quais inéditos, repartidos por poemas, uma “novela quase poema” e um “manifesto de auto-poética”.
A apresentação da obra esteve a cargo de José Valle de Figueiredo, amigo e editor de Rodrigo Emílio. Leu também, em parceria com a poetisa Filipa Duarte, alguns dos poemas agora publicados, dando a conhecer aos presentes, nas palavras do vereador da Câmara Municipal de Tondela, Miguel Torres, a “virtuosidade da utilização da língua portuguesa”, que ressalta dos versos de Rodrigo Emílio.
Para além do vereador Miguel Torres, marcaram também presença o presidente da Junta de Freguesia de Parada de Gonta, Luís Pereira; o presidente da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Parada de Gonta, Luís Sá; para além de familiares de Rodrigo Emílio, assim como amigos da família e admiradores.