23 Jul. 2014

Secretário de Estado do Desporto e Juventude visita Tondela no âmbito do Roteiro do Associativismo

No passado dia 17 de julho, o concelho de Tondela recebeu a visita do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, no âmbito do Roteiro do Associativismo, projeto do Instituto Português do Desporto e Juventude representando uma parceria com as plataformas de representação do Associativismo Jovem, Conselho Nacional de Juventude e Federação Nacional de Associações Juvenis.

Neste contexto, o Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de Santiago de Besteiros recebeu o Secretário de Estado que aí teve a oportunidade de conhecer as Associações Jovens do concelho e os projetos de referência por elas desenvolvidos, a saber AFERT, ACDR de S. João do Monte, Capuchinhas de Santiago de Besteiros, ADRT, para além da associação anfitriã deste encontro.
Com o objetivo de aprofundar, no terreno, o conhecimento e reconhecimento do movimento associativo jovem, para melhor conhecer as realidades associativas dos jovens, Emídio Guerreiro lembrou os desafios que os movimentos juvenis têm pela frente, a resposta e o testemunho que estes dão nas suas comunidades e a forma como conseguem ser fator gerador de riqueza social e económica para o nosso país.
Na sua intervenção, o Secretário de Estado salientou e valorizou a força e dinamismo do movimento associativo jovem de Tondela, reforçando a importância da rede de associativismo criada no concelho e no distrito, que favorece e estimula a troca de experiências, recursos e/ou serviços no universo associativo e a promoção de boas práticas.
Presente também na visita a Santiago de Besteiros, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, agradeceu a presença do Secretário de Estado, Emídio Guerreiro, salientando a importância do trabalho voluntário e solidário realizado pelo movimento associativo na dinamização e desenvolvimento do concelho, facto que é reconhecido e valorizado pelo Município.
Neste contexto, o Presidente do Município lembrou os compromissos que, num quadro de grande rigor de gestão financeira e orçamental, foram assumidos com as diferentes instituições e associações, que ascendem a um montante global de cerca de 825 mil euros, e que contribuirão para a realização das mais variadas iniciativas e projetos, incluindo grandes eventos de dimensão nacional, e que constituem fatores de promoção do concelho.
Um valor desta dimensão expressa bem o alcance desta medida e da importância que assume para o Município o trabalho do movimento associativo, salientando o desenvolvimento sustentado, integrado, coeso e participativo que o executivo pretende para o concelho de Tondela.