01 Jul. 2015

Mais de Meio Milhar de Cidadãos a Caminhar pela Saúde e Solidariedade

A Caminhada Ecológica de Tondela, realizada no dia 28 de junho, mobilizou mais de meio milhar de participantes.

Às 08:horas, como previsto, as Enfermeiras iniciavam os testes de saúde aos mais madrugadores e, após a ativação física geral, proporcionada pela equipa de Técnicos de Desporto do programa «Saúde em Dia», foi dado o sinal de partida, às 09:15h.
Como vem sendo habitual, o Senhor Presidente da Câmara Municipal integrou este numeroso grupo de participantes percorrendo o itinerário mais longo (12Kms). Apesar de um intenso final de semana que o mobilizou para o estrangeiro, em serviço oficial, o Dr. José António não deixou de estar presente transmitindo, com o seu exemplo, a importância de promovermos hábitos de vida saudável, para benefício da nossa saúde e qualidade vida.

Oriundos dos projetos locais «Saúde em Dia» e do CMMCTnd – Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela, a esmagadora maioria dos participantes aventurou-se nos 12 Kms, dando a entender a boa forma física que adquirem nas aulas de exercício físico regular, que frequentam durante a semana, desde fevereiro último.

Ao longo do percurso, todos puderam apreciar a diversidade natural que envolvia os itinerários, em especial na área da praia fluvial de Nandufe sendo, ali, recebidos pelo Grupo de Cavaquinhos que deliciava os participantes com melodiosas cantigas tradicionais. As energias iam sendo repostas com águas (na Associação Cultural Recretaiva “Os Sardões”-Valverde, na praia fluvial, também, com reforço alimentar baseado nas típicas e energéticas “tortas de Nandufe” e uma fruta da época e, já na parte final do percurso, na ex. Estação de Tondela (agora a servir a Casa do Povo, o Clube de Caça e Pesca e a Tondela Columbófila), onde se podiam abastecer com uma “barrita de cereais” e uma saborosa laranja de Castelões. Essencialmente produtos locais, que pretendemos promover nesta iniciativa.
Junto à sede da Tondela Columbófila, os participantes puderam apreciar uma “largada de pombos”, oferecida por aquela coletividade especializada em Columbofilia.

A excelente e empenhada entrega dos organizadores (Técnicos do Gabinete de Desporto do Município e Técnicos do Programa “Saúde em Dia”), com o apoio das diferentes Instituições locais, a colaboração das Instituições Associativas atrás referidas, a disponibilidade do grupo de Cavaquinhos de Nandufe e, nas limpezas do percurso, o envolvimento da União de Freguesia de Tondela-Nandufe, permitiram que as largas centenas de participantes pudessem promover a sua saúde e comparticipar solidariamente para que os mais carenciados possam ter melhores momentos, nas suas vidas.

Agradecimento final a todos os que se envolveram em mais esta grande iniciativa Municipal.

DESPORTO FAZ BEM!