13 Ago. 2015

Piscinas Municipais de Tondela - Simulacro de Afogamento para testar a capacidade de resposta em situações de risco

O Gabinete de Desporto do Município de Tondela organizou na passada, terça-feira 04 de agosto, pelas 15h30 nas Piscinas Municipais de Tondela, em colaboração com a AEFDT - Associação de Educação Física e Desporto de Tondela, os Bombeiros Voluntários de Tondela e o INEM - Ambulância SIV de Tondela, um "Simulacro de Afogamento", para testar a capacidade de resposta em situações de risco.

A organização, conseguiu efetuar o simulacro o mais aproximado do real possível, tendo tido a total colaboração do INEM para que fossem realizados todos os procedimentos via 112, e acionados todos os meios necessários via CODU para o local.
Realizaram-se três situações de afogamento, a primeira uma vítima cansada e em pânico, a segunda situação a vítima estava inconsciente e em paragem cardio- respiratória, sendo necessário acionar os meios e iniciar as manobras de suporte básico de vida pelos nadadores-salvadores, até chegada dos meios (Bombeiros Voluntários de Tondela e SIV Tondela), e por ultimo uma situação de afogamento com trauma, estando a vítima consciente, foi necessário a imobilização com plano duro dentro de água e posterior retirada e estabilização fora de água, pelos bombeiros e encaminhada para a ambulância.
Todos os exercícios realizados, foram executados com prontidão, dinamismo e precisão, provando que a resposta em situações reais por parte dos nadadores-salvadores e dos funcionários do desporto da CMT estará devidamente assegurada, assim como toda a cadeia de socorro necessária.
Os intervenientes devem estar orgulhosos deste simulacro, pois a forma como foi realizado mostrou a prontidão, eficiência e grande profissionalismo de todos os envolvidos.

GABINETE DESPORTO | 2015