17 Set. 2015

CAMINHOS DO DESPORTO, DA SAÚDE, NA FICTON-2015

Muitos e variados são os motivos que nos envolvem na Feira Industrial e Comercial de Tondela. No sábado, dia 12 de setembro, o desporto teve um programa abundante e pleno de saúde. A manhã abriu-se à participação generalizada de uma população ávida de exercício físico e o recinto da FICTON foi-se colorindo de participantes interessados na 3.ª edição da «Caminhada Labesfal-Fresenius Kabi».
Pelas 08:00h as Enfermeiras dispuseram-se a avaliar os níveis de saúde dos que iam chegando efetuando diversos testes que animavam uns e preveniam outros: tensão arterial, glicémia e outros dados, para que cada cidadão controle melhor a sua saúde e prolongue a sua qualidade de vida.
Após uma proposta de exercício inicial, orientada pela Prof.ª Carla Santos, os participantes (210, em número definido com rigor pela empresa que forneceu os Kits – saco/mochila, boné e t'shirt – Labesfal-Fresenius Kabi), deu-se início ao percurso de 9 kms que iria alternar áreas urbanas-rurais e piso de alcatrão-terra batida, numa simbiose granítica e florestal, propícias a um passeio diversificado, simples e motivador.
De complexidade média, o itinerário englobava uma passagem por duas Instituições Associativas do nosso Concelho: SMIR-Sociedade Musical de Instrução e Recreio de Molelos e o Centro Social do Carvalhal-Tondela, nas quais se aproveitou os respetivos espaços para ali se fornecerem os adequados abastecimentos energéticos.
Uma iniciativa que contou com a participação, já habitual, do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. José António que, na companhia dos Vereadores Miguel Rodrigues e Pedro Adão, realizaram todo o percurso, num exemplo de boas práticas, para que todos os cidadãos possam ser contagiados pelo exercício físico regular promovendo, assim, a aquisição de hábitos de vida saudável para todos.
Uma caminhada com organização conjunta do Município e da Labesfal – Fresenius Kabi, no âmbito de um protocolo celebrado em 2013 para apoio ao programa «Saúde em Dia e Centro de Marcha e Corrida de Tondela».  Um projeto Municipal de Combate ao Sedentarismo que conta com a colaboração de muitas outras Instituições do nosso Concelho (Unidades de Saúde de Tondela e de Campo de Besteiros; Juntas de Freguesia; IPSS; Coletividades desportivas e culturais, etc.) obtendo, ao longo dos últimos anos, várias certificações de qualidade, como é o caso da “ES+” - Empreendedorismo Social e do consórcio Ageing@Coimbra, entre outras.

Ainda durante o dia de sábado, um Torneio de Futebol de Formação (escalões de Infantis – sub 13 e sub 12; Benjamins sub 11 e sub 10), organizado pela Associação Pestinhas-Escola de Futebol de Tondela, desenvolveu aquela modalidade competitiva nos campos de futebol de Nandufe e Escola Secundaria de Tondela trazendo à nossa cidade, ao nosso Concelho, mais de centena e meia de jovens atletas e outros tantos acompanhantes, oriundos das formações da Académica de Coimbra, Academia “MEO KIDS” da Figueira da Foz, Académico de Viseu, Associação “Os Vouzelenses” de Vouzela, para além dos atletas locais, dos “Galfarritos”-Academia de Futebol de Molelos  e dos organizadores (Ass. Pestinhas).
No encerramento desta jornada desportiva, a Escola de Futebol “Os Pestinhas” e o Município de Tondela agradeceram a todos os pequenos (grandes, no talento) jogadores, equipas técnicas, demais colaboradores e familiares presentes, por terem vindo a Tondela, convidando-os a ficarem no espaço das Festas e usufruírem da oferta generalizada disponível, patente em diversas exposições e mostras do Concelho, bem como do respetivo programa musical.

Um dia pleno de desporto, completando um leque de variadas propostas de qualidade que a FICTON 2015 ofereceu.