22 Mar. 2016

JOGOS DESPORTIVOS DO CONCELHO - Para ti. Para si. Para nós. PARA TODOS!

A cerimónia de apresentação dos XVIII Jogos Desportivos do Concelho de Tondela deu a conhecer mais uma das muitas Instituições Associativas do nosso Concelho. Desta vez foi a Associação de Moradores de Stª Ovaia de Cima, na Freguesia de Canas de Stª Maria, que recebeu cerca de uma centena de Dirigentes associativos, numa noite de festa onde o desporto foi motivo de encontro e partilha de experiências possibilitando-se, assim, a visita e o conhecimento de mais uma Coletividade do Concelho. É este, também, um dos grandes objetivos desta ação descentralizada, que permite ir ao encontro das realidades associativas que se espalham pelo território e que nem sempre são conhecidas daqueles que prosseguem os mesmos fins.

Diretores associativos locais, Dirigentes das Associações Coordenadoras de Modalidade, entidades convidadas e demais público da localidade, completavam o acolhedor salão da Coletividade anfitriã, marcando presença na apresentação da 18ª edição dos Jogos Desportivos do Concelho”, à qual se juntou a assinatura dos protocolos associativos do «Programa Saúde em Dia». Constituída a Mesa, Presidida pelo Dr. José António de Jesus, Presidente do Município sendo ladeado, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Eng. Carlos Cunha, Vereadores da Câmara Municipal, Miguel Rodrigues, Carla Antunes, Pedro Adão e José Carlos Coimbra, bem como pelo Presidente da Junta de Freguesia de Canas de Stª Maria, Dr. João Carlos Figueiredo, Presidente da Direção da Associação de Stª Ovaia, Sr. Duarte Ferreira e, em nome das Associações Coordenadoras de Modalidade, o Dr. Celso Alves, a cerimónia viria a decorrer conforme o previsto cabendo as boas-vindas ao Presidente da Associação local e ao Presidente da Junta de Freguesia.

Perante mais de meia centena (53) de Instituições associativas representadas, duas Escolas (Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro e Escola Profissional de Tondela), para além das Juntas de Freguesia do Concelho, foi distribuída documentação visando a inscrição dos atletas nas 21 opções de prática desportiva, disponibilizadas nesta edição. Foi, ainda, apresentado o regulamento geral e o cartaz dos XVIII Jogos Desportivos do Concelho. Por último, foi entregue uma codificação para acesso às inscrições “online”, a todas as Instituições presentes (às que não puderam estar presentes será facultada no Gabinete de Desporto, onde pode ser solicitada).
Aproveitando a presença dos Dirigentes associativos, foram assinados 29 protocolos visando o apoio do Município aos projetos locais “Saúde em Dia”, recentemente aprovados, que permitem colocar em atividade física, regular (2 a 3 vezes por semana, até dezembro), cerca de milhar e meio de cidadãos, especialmente de idades avançadas.

Encerrando a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. José António, dirigiu-se aos presentes relevando o significado do momento e a presença de tão elevado número de Dirigentes e colaboradores associativos. Saudando os Diretores da coletividade anfitriã e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, o Dr. José António, agradeceu a todos lembrando que ambas as iniciativas são fruto do grande envolvimento e da enorme disponibilidade e entrega dos Dirigentes Associativos do nosso Concelho. Referiu, ainda, que só com um Movimento Associativo forte e dinâmico, com Dirigentes e colaboradores empenhados, se conseguem projetos fortes e duradouros, capazes de atingirem tão elevados índices de  adesão sendo contributos fundamentais no crescimento saudável de tantas crianças e jovens que participam nos Jogos Desportivos. Relativamente ao programa “Saúde em Dia”, o Dr. José António lembrou o seu enorme impacto local, traduzido na elevada e entusiástica participação nas sessões de atividade física, deixando o compromisso do apoio continuado a estes projetos pois eles constituem-se, também, como fatores de saúde e qualidade de vida para os nossos concidadãos, sendo esse um dos grandes objetivos do Município, enquanto região de bem-estar.

No final, um agradável convívio envolvido por um beberete de produtos locais, oferecido pelos anfitriões, criou-se a oportunidade para conhecer as instalações, numa troca de experiências e ideias, assentes em conversas amigáveis entre cidadãos que partilham a mesma paixão: a entrega voluntaria ao Associativismo colocando-se, por essa via, ao serviço dos outros.

Estão aí os XVIII Jogos Desportivos. Cabe gora ao Movimento Associativo do Concelho demonstrar a sua força e fazer participar as crianças, os jovens e os adultos.
Os Jogos são para TODOS!

INSCRIÇÕES XVIII JOGOS DESPORTIVOS, até 15 de Abril