13 Jul. 2016

«Fim de Semana dos Jogos» com oferta desportiva variada.

Visando a fase final dos XVIII Jogos Desportivos do Concelho, os atletas tiveram oportunidade de participar nas últimas modalidades desportivas que integravam o quadro competitivo da décima oitava edição.

Na sexta feira à noite, dia 8 de Julho, a Orientação noturna, pedestre, envolveu 175 atletas que se aventuraram na área urbana da cidade e arredores, numa disputa competitiva onde a capacidade de orientação e a velocidade de realização do percurso desenhado no mapa, constituíram fatores decisivos para atingir o pódio. Foi uma excelente prova, coordenada pelo Clube de Orientação de Viseu com partida e chegada ao Parque Urbano de Tondela.
Já no sábado de manhã e, igualmente, sob coordenação da mesma Associação de modalidade, a prova de orientação foi em BTT. Os participantes inscritos puderam pedalar sob um itinerário predefinido, percorrendo distâncias que variavam entre os 2 e os 40 Kms, conforme o respetivo escalão.
No Parque Urbano, como habitualmente nesta fase final do projeto, os desportos de aventura (escalada, slide e outras variáveis da aventura), estavam disponíveis para aferir os níveis de adrenalina de cada um. Um acampamento em pleno Parque arborizado, proporcionava descanso e convívio aos amantes da natureza, sob coordenação do CNE de Nandufe. Durante a tarde de sábado, a Pétanca, coordenada pela Cooperativa Vários de Tondela, envolveu mais de centena e meia de participantes oriundos de várias dezenas de Instituições associativas e de um grupo de jovens - «Special Olimpics” - integrados em diversas Instituições do País. Foi um grande momento de partilha e inclusão onde os valores do desporto permitem encontrar formas de competir sem que as diferenças de cada um interfiram na participação e até nos resultados.
Também a Associação Loios, Coletividade vocacionada para as atividades de luta (Kickboxing, Full-Contact, Taekwondo, entre outras), se juntou à festa criando, no Parque Urbano, um espaço de workshop e demonstração de desportos de luta, numa mobilização dos seus atletas, familiares e amigos tendo culminado com a «1.ª Gala Loios - Jogos Desportivos», destinada apenas a participantes da Instituição com experiência em combates.
O Cicloturismo, coordenado pela ACRE-Associação de Cultura e Recreio Ermidense, bem como as Damas e Xadrez, sob coordenação da Casa do Povo de Tondela, encerraram o quadro de modalidades disponíveis, desta décima oitava edição dos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela.

Desporto Faz Bem.