06 Out. 2016

Testes de “Risco de Quedas” no Centro Municipal Marcha Corrida Tondela

Decorreu nos dias 27 e 29 de Setembro, um rastreio de “Risco de Quedas”, para os utentes do CMMCTnd com idade a partir de 50 anos.

Os testes foram realizados por um Consórcio  - Sensing Future Technologies, Centro de Investigação Fraunhofer AICOS e ESTeSC-Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Coimbra - através de um sistema “Fallsensing” que permite a avaliação de múltiplos fatores de risco de queda e a implementação de planos para a sua prevenção. Os dados recolhidos e a realização dos exercícios preventivos são armazenados numa plataforma de registo proporcionando, aos Técnicos envolvidos, o acompanhamento da evolução do utente podendo, o próprio sistema, fornecer um plano de treinos personalizado e, ao longo da evolução do utente, sugerir ajustamentos neste domínio.

A escolha do projeto de Tondela para integrar esta investigação, prende-se com a qualidade do trabalho que aqui desenvolvemos e advém dos contactos estabelecidos no âmbito do Consórcio Ageing@coimbra, que o Município de Tondela integra, enquanto projeto de “Boas- Práticas” referenciado e certificado em Portugal e na Europa.
Os utentes que realizaram os testes estarão, a partir de agora, referenciados nesta plataforma de registo e, assim, poderão vir a beneficiar de um apoio de proximidade no domínio da prevenção deste risco. Um agradecimento a todos que se disponibilizaram para este estudo e às Técnicas Daniela Baltazar e Catarina Silva que, com o apoio dos Técnicos do CMMCTnd, operacionalizaram os testes junto do grupo de utentes daquele projeto.
Trata-se de mais um serviço aos cidadãos, na área da saúde e na prevenção dos riscos, com o intuito de um reforço efetivo dos seus níveis de qualidade de vida e bem-estar, fatores preponderantes de um envelhecimento ativo e saudável , cujos objetivos preconizamos através dos projetos de “Combate ao Sedentarismo” que decorrem em todo o Concelho, com o apoio das Unidades de Saúde locais (Centro de Saúde de Tondela; Centro de Saúde de Campo de Besteiros; Centro de Saúde de Canas de Santa Maria) e demais Instituições envolvidas.