No contexto do “Dia Mundial da Diabetes”, o CMMCTnd – Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela, organizou uma ação de formação/sensibilização, que teve lugar no Pavilhão Multiusos de Nandufe no dia 16 de Novembro.

Durante o evento, foram abordados diferentes aspetos da diabetes, a saber: prevenção, diagnóstico, terapêutica, complicações da doença, cuidados antecipatórios e tratamento do pé diabético, num trabalho preparado e apresentado pelas Enfermeiras do CMMCTnd Ana Cardoso e Daniela Santos; exercício físico para diabéticos, com apresentação e prática realizadas pelos Professores de Educação Física Carla Fontes e Filipe Viana; ansiedade no diabético, numa apresentação do Psicólogo Ricardo Brás.
Durante a sessão e objetivando, especialmente, conceitos de alimentação saudável tendo em conta necessidades de equilíbrio alimentar para o cidadão diabético, foi realizada uma demonstração através da confeção de um lanche saudável que, mobilizando os presentes, estabeleceu o convívio final numa partilha de diferentes sabores e conversas esclarecedoras, para melhoria da qualidade de vida do cidadão diabético.
De registar a presença do Presidente do Município de Tondela, Dr. José António que, na parte final da sessão, se associou ao convívio entre os presentes, numa demonstração da importância destas iniciativas enquanto contributo fundamental para a saúde e qualidade de vida dos cidadãos do nosso Concelho.
Aproveitamos para agradecer a todos os que se envolveram nesta jornada formativa, em especial, aos responsáveis pelos trabalhos apresentados; também, à Junta de Freguesia da União das Freguesias de Tondela e Nandufe, pela cedência das instalações; ainda ao CLDS + Tondela Inclusiva, pela mobilização dos CAL-Centros de Animação Local; finalmente, à UCC-Unidade de Cuidados à Comunidade de Tondela, pelo apoio técnico. A todos, o testemunho de gratidão pelo contributo valioso que proporcionaram.
«Tondela. Região de Bem-estar»