12 Abr. 2017

«Saúde em Dia-Centro de Marcha e Corrida de Tondela» - Referencia Europeia de «Boa-Prática» no Âmbito da Prevenção de Doenças Crónicas Não Transmissíveis

No âmbito do Programa «Saúde em Dia-Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela», teve lugar, no dia 8 de Abril, a assinatura de acordos de parceria entre o Município de Tondela e as 47 Instituições do Concelho com projetos aprovados para 2017.

A cerimónia teve abertura pelo grupo BARDUS da Casa do Povo de Tondela, num excelente registo poético e musical, demonstrando a qualidade a que nos tem habituado nos últimos anos. Visando a assinatura de protocolos entre o Município e os parceiros neste programa (Movimento Associativo, Juntas das Freguesias e das Uniões de Freguesias), foi, também, assinado um importante protocolo com o ACeS Dão Lafões tendo o Dr. José António Jesus – Presidente da Câmara Municipal de Tondela e o Dr. Luís Soveral Botelho – Diretor Executivo do ACeS Dão Lafões, realçado a importância do ato e as repercussões que um trabalho em parceria pode gerar, especialmente nos domínios da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. Também a este propósito, o Presidente da Câmara Municipal aproveitou para agradecer a todos os que se têm envolvido neste programa, relevando a importância que o Movimento Associativo do Concelho representa neste, como noutros projetos que se vão realizando no Concelho. Expressou a sua satisfação pela quantidade, mas, sobretudo, pela enorme qualidade dos nossos Dirigentes Associativos, referenciando-nos como um Concelho de elevado potencial Associativo.
A Cerimónia, presidida pelo Dr. José António Jesus contando com os Vereadores, Dr. Miguel Rodrigues, Engª Carla Antunes, José Carlos Coimbra e Dr.ª Otília Barata, teve ainda a participação de diversas Entidades em representação dos diferentes parceiros, de muitos dos Técnicos dos projetos e alguns utentes dos programas.
A iniciativa contou com uma convidada especial: Doutora Luciana Costa, Investigadora do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge-Lisboa, que presenteou os participantes com uma apresentação sobre o CHRODIS (Consórcio Europeu de Prevenção de Doenças Crónicas e Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável). A Doutora Luciana Costa referenciou a importância do Programa «Saúde em Dia-Centro de Marcha e Corrida de Tondela» no contexto da certificação Europeia, enquanto “Boa-Prática” no combate e prevenção das doenças crónicas não transmissíveis. Salientou a importância  o facto do Programa ter sido uma das 3 “Boas-Práticas” apresentadas por Portugal no Consórcio Europeu JA CHRODIS e ter sido selecionada entre 41 exemplos apresentados por 13 Países parceiros, obtendo a sua publicação no relatório Europeu em 2015 e, também, em 2016. (Seguir link pág. 175)
Este reconhecimento Europeu permite enquadrar o trabalho realizado num patamar de excelência, potenciando as responsabilidades de todos os intervenientes e a necessidade de aprofundar, ainda mais, os conceitos de parceria com a saúde e outras áreas sociais permitindo reforçar as mais-valias para os cidadãos do Concelho de Tondela. A assinatura do protocolo com o ACeS Dão Lafões possibilita, assim, maior sustentabilidade nestes domínios alargando a parceria a todos os Serviços tutelados no Concelho.
Os diversos reconhecimentos deste programa, advêm da qualidade do trabalho realizado assentando, sobretudo, no sucesso das parcerias realizadas. Neste domínio cabe uma palavra de agradecimento a todos os intervenientes, desde os Técnicos que orientam as atividades aos responsáveis das Instituições locais e, obviamente, às Unidades de Saúde, aos seus Coordenadores e equipas profissionais. Uma palavra de agradecimento à Labesfal – Fresenius Kabi, que tem apoiado o programa tendo oferecido as pastas aos participantes desta iniciativa.
Uma palavra final aos cidadãos que usufruem diretamente deste programa que, para além dos benefícios de saúde que testemunham com frequência, constituem um excelente exemplo para todos aqueles que, por uma razão ou outra, teimam em não praticar exercício físico regularmente. É também para esses que trabalhamos, aguardando que os 1.577 cidadãos envolvidos no programa em 2016, possam ter a companhia de mais algumas centenas ou, mesmo, milhares nos próximos anos.
Desporto Faz Bem!