04 maio 2017

JOGOS DESPORTIVOS DO CONCELHO – 30 de Abril a 9 de Julho 2017.

No domingo, dia 30 de Abril, o Pavilhão Desportivo Municipal de Tondela recebeu a Festa dos Jogos. Um momento único que permite o envolvimento dos inscritos, mas, também, de todos os cidadãos que não querem perder a Festa e o Convívio que abre portas a dois meses de plena atividade desportiva para todos, dos netos aos avós.

Com cerca de meia centena de Instituições Associativas, já inscritas, totalizando perto de milhar e meio de participantes, a 19ª edição dos Jogos Desportivos do Concelho tem disponíveis 20 modalidades desportivas, que decorrem até ao dia 9 de Julho em vários espaços desportivos, naturais e artificiais, do Concelho.
A Cerimónia de Abertura permitiu juntar a esmagadora maioria dos inscritos, num desfile das Associações Culturais e Clubes Desportivos, dos Ranchos Folclóricos (veja-se o exemplo dos Ranchos Folclóricos, Capuchinhas de Santiago de Besteiros e Velhos Costumes de Molelos, que têm participado nas sucessivas edições dos Jogos tendo sido convidados de honra nesta edição), Casas do Povo, Cooperativas, IPSS, que se inscreveram; juntaram-se os atletas da Academia de Dança & Gym da AEFDT-Associação de Educação Física e Desporto de Tondela que se exibiram em coreografias criadas pelos seus Professores, Carla Marques, Mónica Coimbra e Nuno Soares, dando mais cor e mais qualidade a esta Festa; o Grupo de percussão Tocá Rufar de Lisboa, juntou-se ao convívio proporcionando momentos de grande estrondo e envolvência festiva, numa demonstração da vivacidade e dinâmica percussionista de uma revigorante atividade rítmica e musical, plena de componente física e sustentada nas capacidades condicionais e coordenativas de força e destreza, que urge revitalizar no nosso Concelho.
Logo após as “Boas Vindas”, dadas pelo Vice-Presidente da União de Freguesias de Tondela Nandufe, Sr. Carlos Santos, os jovens oriundos das diversas Instituições Associativas souberam demonstrar a sua forte ligação aos Jogos Desportivos do Concelho patente, na leitura expressiva da mensagem que nos foi lida pelo atleta da ARCA de Alvarim, na imagem emocionante do percurso da “Tocha” que foi transportada pelo atleta da AEFDT até à “Pira dos Jogos” e na alegria expressiva dos 20 atletas, de outras tantas Coletividades, que representaram as 20 modalidades desportivas.
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. José António de Jesus, que presidiu à Cerimónia, na sua intervenção, agradeceu a todos por estarem tão envolvidos em mais esta edição dos Jogos Desportivos. Sublinhou a importância do projeto no contexto do “desporto para todos” louvando o trabalho empenhado e persistente protagonizado por todos os Dirigentes Associativos do nosso Concelho. Agradeceu aos Pais dos atletas e lembrou a importância em proporcionar a prática desportiva aos mais pequenos sensibilizando-os, desde tenra idade, para a aquisição de hábitos de vida saudáveis. O Dr. José António de Jesus agradeceu, ainda, aos Diretores das Associações Coordenadoras de Modalidade, pela sua presença e pela sua colaboração e apoio ao projeto.
Depois da tradicional “Declaração de Abertura dos Jogos”, proferida pelo Vereador do Pelouro do Desporto, Dr. Miguel Rodrigues, a Festa continuou, tal como em edições anteriores, com um convívio alargado onde se confraternizou e, com certeza, se perspetivaram desafios associativos para uma participação plena de “Espírito Desportivo e Fair Play” nos diferentes e diversos momentos de prática desportiva que se vão seguir.
Que se vivam e se demonstrem elevados e “Bons Exemplos”, capazes de dignificar as Instituições participantes e demais intervenientes, bem como todos os cidadãos que assistam aos desempenhos desportivos dos atletas, numa perspetiva de partilha e de aprendizagem da ética e dos valores inerentes a um harmonioso e saudável crescimento das crianças e jovens.
Desporto Faz Bem!
MAIS AQUI