07 Jul. 2017

Tondela City Race – Marca de Referencia no Desporto Nacional de Orientação

As concentrações do «Tondela City Race» – Caramulo, 1.ª concentração, no sábado, 1 de Julho e «Tondela City Race» - Tondela, 2.ª concentração, no domingo 2 de Julho, provaram a importância da Modalidade neste conceito Nacional da Orientação – Portugal City Race.

Ao aderir ao Programa Nacional, Tondela deixa o seu registo disponível para que os apaixonados pela modalidade possam deslocar-se à Vila do Caramulo ou à cidade de Tondela para realizarem percursos orientados, numa excelente cartografia oficialmente homologada pela Federação Portuguesa de Orientação.
Cerca de duas centenas e meia de atletas estiveram no Sprint Urbano do Caramulo apreciando as belezas serranas e vivendo as emoções desta modalidade desportiva de natureza. Também os participantes dos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela se associaram à prova, numa adesão importante e significativa. A presença do Vereador do Pelouro do Desporto, Dr. Miguel Rodrigues e do Presidente da Junta de Freguesia do Guardão, proporcionaram acompanhamento Institucional a etapa na Serra do Caramulo.
Tendo tido o apoio de várias Empresas do Concelho (AVON; BODUM; BROSE; RUI COSTA SOUSA E IRMÃO - http://www.tondelacityrace.coviseu-natura.pt/?p=912), o «Tondela City Race» reuniu, no dia seguinte em Tondela-Parque Urbano, mais de 400 participantes oriundos de diversas regiões de Portugal e de dois outros Países (Espanha e Rússia). A manhã começou com uma Ativação Geral orientada pelos Profs Célia Matias, Mónia Coimbra e Nuno Soares, que predispuseram os presentes com o animo e a força física necessária, para as provas competitivas desta 2.ª concentração. As ruas da cidade encheram-se de atletas que, com maior ou menor intensidade, realizavam vários sprints entre “balizas” de Orientação, estrategicamente colocadas em pontos de interesse turístico da área urbana de Tondela. Também a prova de «Orientação Adaptada» teve uma participação de atletas da Cooperativa Vários de Tondela que, assim, puderam aproximar-se de mais uma modalidade que poderão praticar no futuro.
No final da manhã foram entregues os prémios aos vencedores, de entre produtos locais oferecidos pelas Empresas que se quiseram associar à iniciativa e outros artigos, também de produção local, que o Município pretendeu incluir como promoção daquilo que as nossas gentes tão bem sabem confecionar ou produzir no nosso Concelho (peças de barro negro de Molelos; vinho das nossas terras; entre outros).
Depois de uma saudação geral, pelo Presidente da Junta de Freguesia do Guardão que agradeceu a presença de todos no dia anterior na Serra do Caramulo, o Vereador do Pelouro do Desporto, Dr. Miguel Rodrigues, deu as boas-vindas a Tondela e deixou o desafio para que após conhecerem parte do Concelho, na Serra e no Vale, fique o gosto e a vontade de voltarem com as famílias e amigos. Os prémios foram entregues pelas Entidades presentes sobressaindo a satisfação e alegria dos presentes ao receberem tão genuínos troféus.
Fica a marca TONDELA CITY RACE que, com toda a certeza, proporcionará a vinda ao Concelho de outros apaixonados da modalidade e outras iniciativas no futuro.
Um agradecimento a todos os que colaboraram com a organização (Federação Portuguesa de Orientação, Clube de Orientação de Viseu e Câmara Municipal de Tondela).
Desporto Faz bem!