13 Jul. 2017

FESTA DO DESPORTO ANIMOU A NOITE DO PARQUE

Depois de 2 meses e meio de intensa atividade desportiva, numa oferta que variou entre 15 modalidades desportivas de competição (com prémios de classificação) e 6 opções de prática desportiva de recreação (sem prémios de classificação) encerraram, em clima de grande festa, os XIX Jogos Desportivos do Concelho de Tondela. Numa envolvência de excelência – Parque Urbano de Tondela – foram várias centenas de atletas, dirigentes e demais colaboradores associativos, muitos familiares e outros cidadãos, que acorreram à Festa do Desporto Associativo do Concelho.

No fim de semana 7 a 9 de Julho, foi muita e variada a oferta desportiva que o projeto disponibilizou: Espetáculo de Aquadanse, nas Piscinas Municipais de Tondela; Natação, também, nas Piscinas Municipais; Ori-BTT, na área urbana e freguesias envolventes à cidade de Tondela; Pétanca, na zona arborizada do Parque; Cicloturismo, na Ecopista do Dão; Damas e Xadrez, na área do Parque Urbano. Para além disso e em toda a área do Parque estiveram, ainda: insufláveis, torre de escalada/slide, air bungee e demais pistas de obstáculos, que fizeram as delícias de milhares de jovens (alguns, até menos jovens), numa fruição permanente.

A noite do dia 8 de Julho consagrou os vencedores das modalidades competitivas percebendo-se que, nestes projetos, são igualmente merecedores do Pódio todos aqueles que ousam participar e envolver-se nesta dinâmica desportiva que carateriza os Jogos Desportivos do Concelho. Mais do que encontrar vencedores para receberem os troféus (também é importante e faz parte do processo do esforço, dedicação, e superação desportiva), é fundamental sensibilizar e incutir os Valores da prática e do cumprimento de regras que, tal como na vida, permitem adquirir princípios de justiça, solidariedade, amizade, respeito, tolerância e partilha, numa envolvência de bons-exemplos que todos temos a obrigação de proporcionar, em especial aos mais novos.

Também estiveram nesta Festa do Desporto, os grandes exemplos de sucesso desportivo desta época competitiva federada do Concelho. Não deixámos de lembrar, a Mariana Sobrino – atleta de Rugby no Sporting Clube de Portugal – que se sagrou Campeã Nacional de Rugby de Clubes; O Clube Atlético de Molelos, Campeão Distrital de Futebol de 11 da Associação de Futebol de Viseu, como também, Campeão Distrital de Andebol em Bambis; Associação Pestinhas – equipa de “juniores E” (sub 11) – vencedores da Taça da Associação de Futebol de Viseu; O CDT-Clube Desportivo de Tondela, que manteve a grandeza desportiva do Clube e do Concelho, ao garantir continuidade entre os maiores do Futebol em Portugal – 1ª Liga Profissional. Foi uma presença exemplar de todos e um enorme estímulo para quantos se deslocaram ao Parque Urbano naquela noite.

A presença do Presidente da Direção do CDT – Gilberto Coimbra e dos jogadores, Cláudio Ramos, Bruno Monteiro, Ricardo Carvalho, bem como, do Treinador Pepa, foi aproveitada para a entrega dos troféus do Futebol de 7 aos vencedores da modalidade dos XIX JDCT.

Das mãos do Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. José António de Jesus, e dos elementos da comitiva do CDT, saíram os Troféus para as equipas vencedoras nos vários escalões, percebendo-se a alegria e a vontade em partilhar uma fotografia de proximidade com todos os seus ídolos ali presentes.

O Dr. José António Jesus, na habitual intervenção, dirigiu os maiores elogios aos vencedores, relevando (aos convidados e aos dos Jogos Desportivos) os feitos desportivos alcançados e, assim, valorizando o trabalho dedicado e o empenhado de todos os Dirigentes e Colaboradores Associativos que contribuíram para que o Concelho possa continuar na vanguarda do desporto em toda a região. O Presidente da Câmara Municipal destacou a grandeza deste projeto que ao longo de dois meses proporciona uma oferta de atividades, diversa e generalizada, para cidadãos a partir dos 6 anos de idade e, esta enorme envolvência, nas palavras do Dr. José António, era visível na presença significativa de tantos Dirigentes, Atletas e familiares, que não quiseram perder o momento de festa do Desporto e dos Jogos Desportivos.

Entre os convidados presentes nomeadamente, Presidentes de Junta e Uniões de Freguesia, Presidentes e Diretores de Associações Coordenadoras de Modalidade, entre outros, estiveram os Vereadores da Camara Municipal de Tondela, Dr. Miguel Rodrigues, Engª Carla Antunes, Sr. Pedro Adão, Sr. José Carlos Coimbra e Dr.ª Otília, que colaboraram na entrega dos troféus e medalhas aos vencedores das restantes modalidades desportivas. A 19.ª edição dos Jogos Desportivos do Concelho encerrou com um espetáculo musical, da responsabilidade do DJ PPKool, onde a música foi motivo para prolongar o convívio e a partilha de pontos de vista, entre os que permaneceram no Parque Urbano de Tondela.

Um agradecimento final a todos os envolvidos, especialmente às Associações Coordenadoras de Modalidade, às Coletividades Associativas do Concelho e, assim, aos seus Dirigentes e Colaboradores, aos cerca de milhar e meio de Atletas que participaram e à Organização que, com enorme dedicação e empenho, soube desenvolver com qualidade o seu trabalho, numa perspetiva de sucesso desportivo que dominou mais uma edição dos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela.

Desporto Faz Bem!