16 Nov. 2017

Tondela comemorou, ativamente, o “DIA MUNDIAL DA DIABETES”!

Numa organização conjunta, Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela e Grupo “Não À Diabetes”- Núcleo de Tondela com apoio das Unidades de Saúde do Concelho realizaram-se, no dia 14 de novembro 2017, diversas iniciativas no âmbito da comemoração do “Dia Mundial da Diabetes”.

Em duas IPSS da área da cidade de Tondela, o Núcleo “Não à Diabetes” com o apoio direto da UCC-Unidade de Cuidados à Comunidade, efetuou rastreios de despiste da diabetes nos seus utentes. A partir das 18:00h, nas instalações do Mercado Velho – Tondela, concentraram-se cerca de meia centena de pessoas para assistirem a uma sessão de trabalho sobre esta crescente doença que atinge, já, cerca de 13% da população Portuguesa.
A ação foi aberta oficialmente pela Vereadora dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Tondela, Dr.ª Sofia Ferreira que, enquadrando os objetivos da mesma, agradeceu aos presentes e aos organizadores diretos, o contributo para um melhor esclarecimento da temática. Aproveitou, ainda, para apresentar os elementos que constituem o Núcleo de Tondela “Não À Diabetes”,  referindo que a sua criação advém de um desafio lançado aos Municípios Portugueses (ao qual a Câmara Municipal de Tondela aderiu) pela Fundação Gulbenkian através da Associação Nacional de Municípios Portugueses, sendo composto pela Dr.ª Sandra Almeida – Técnica Superior de Psicologia e pelo Prof. Carlos Henriques – Chefe de Divisão Desporto, enquanto Funcionários representantes da Câmara Municipal de Tondela e, em representação das Unidades de Saúde, pela Enfermeira Ana Cardoso e, ainda, pelo Dr. Hugo Ângelo, em representação das Farmácias.
A sessão de trabalho foi conduzida pela Nutricionista – colaboradora do Centro Municipal de Marcha e Corrida e das Unidades de Saúde de Tondela, Dr.ª Inês Lacerda, tendo orientado a sua intervenção para os conceitos de alimentação saudável e para a atenção que deveremos ter em relação aos alimentos que consumimos, nomeadamente no que diz respeito aos teores de gordura, açucares e sal. A este propósito foram realizados alguns trabalhos em grupo, analisando os rótulos de alguns produtos sob os temas atrás descritos.
A parte final, num momento de confeção e degustação de produtos saudáveis, foi conduzida pelos Técnicos do CMMCTnd (Professores, Ana Costa, Joana Branquinho e Filipe Viana), sob olhar especializado da Nutricionista, congregando os presentes numa pratica coletiva e num excelente convívio pedagógico, sobressaindo os sabores e a qualidade que se podem conseguir com alimentos do nosso dia a dia.