21 Out. 2011

Pais/Encarregados de Educação e Crianças de Parada de Gonta recebem Nutricionista da Autarquia para uma Sessão sobre Educação Alimentar

O problema da obesidade infantil, em termos nacionais, tem vindo a apresentar valores crescentes e preocupantes, sendo inquestionável que a promoção da Saúde Alimentar, no contexto escolar, assume um papel notório no desenvolvimento físico, psíquico, social, emocional e afectivo da criança.

Considerando que a maioria dos alunos passa a maior parte do dia na escola, tomando aí a refeição do almoço e que o meio escolar é por excelência um local ideal para implementar e modificar positivamente os comportamentos alimentares, o Pelouro da Educação do Município de Tondela, consciente das suas responsabilidades nesta matéria, tem vindo, de forma crescente, a desenvolver trabalho nesta área.
Assim, na sexta-feira dia 21 de Outubro, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação a Nutricionista da Autarquia realizou em Parada de Gonta, uma sessão de esclarecimento sobre educação alimentar dirigida a pais/encarregados de educação e a todas as crianças que frequentam o Jardim de Infância e a EB1. A sessão apresentou um formato interactivo e teve uma expressiva participação das crianças. Através de um power point, de músicas e da construção por parte das crianças da roda dos alimentos, foram apresentadas, as regras que devem ser seguidas para se concretizar um almoço saudável. Com esta actividade pretendeu-se, que as crianças aprendessem, de uma forma lúdica, como deve ser constituído um almoço saudável, quais os alimentos que devem ou não incluir e quais os comportamentos que devem adoptar.
A Dr.ª Emília Rodrigues alertou os pais e encarregados de educação para a importância do lanche da manhã e da tarde e as regras para uma alimentação saudável.
Ainda durante este ano lectivo, através da nutricionista as refeições escolares serão alvo de uma avaliação quer do ponto de vista higio-sanitário, quer do ponto de vista nutricional, para que a confecção das refeições possa ser feita de acordo com critérios rigorosos e a elaboração das ementas seja adequada à idade e necessidades nutritivas das nossas crianças, para que estas possam ter um melhor rendimento escolar.
Porque “uma criança saudável é uma criança alegre e produtiva”, iremos continuar a desenvolver estes projectos com o objectivo de educar as nossas crianças para uma alimentação equilibrada e saudável.