11 Abr. 2014

“Leitura sem idade” - Biblioteca Municipal de Tondela dinamiza ações de animação da leitura com idosos em Lares e Centros de Dia do Concelho

No dia 9 de abril, as técnicas da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro em Tondela, deslocaram-se ao Centro Social Paroquial de Molelos para uma ação de promoção da leitura, no âmbito do projeto “Leitura sem idade”.

Para estimular o convívio entre gerações, convidaram as crianças do ATL a juntarem-se ao grupo de idosos do Centro de Dia. Fizeram equipas de crianças e séniores entre as quais se distribuíram as cartas de um jogo de adivinhas. No meio de grande animação, todos queriam ser os primeiros a acertar. Depois, contaram histórias e anedotas tendo as crianças e os idosos cantado algumas canções populares. Algumas senhoras deram também um pezinho de dança. Os livros da Biblioteca Municipal colocados à disposição dos utentes do Centro de Dia para leitura na sala de convívio suscitaram a curiosidade de idosos e de crianças. Finalmente, foi feito o convite a todos os apreciadores de poesia para participarem nos Jogos Florais do Concelho de Tondela. Certa ficou já a vinda do grupo de idosos à Biblioteca Municipal para a troca de livros e visita ao local.
A atividade realizada na passada quarta-feira no Centro Social Paroquial de Molelos envolveu 26 participantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 89 anos. A iniciativa inseriu-se no âmbito do projecto “Leitura sem idade” que tem por objetivo estimular a leitura junto da população idosa. O projeto prevê a realização de deslocações quinzenais das funcionárias da biblioteca municipal aos Centros de Dia e a realização de diversas atividades recreativas com os idosos: jogos de palavras, trabalhos manuais, jogos tradicionais, adivinhas, canções populares, entre muitas outras iniciativas. O ponto alto destas visitas acontecerá em Dezembro, altura em que será promovido um Encontro de Janeiras.