18 Set. 2014

Município premeia o mérito dos melhores alunos do concelho

No passado dia 15 de setembro, decorreu, no Auditório da Acert, a entrega de prémios aos melhores alunos das Escolas do 2º e 3º Ciclo, Secundárias e Profissional de Tondela, cerimónia integrada no programa da Ficton.

Perante uma sala repleta, 91 alunos receberam o merecido prémio que reconhece e valoriza o esforço, a dedicação e o trabalho demonstrado por estes alunos ao longo do ano letivo transato. O prémio, traduzido sob a forma de um diploma e de um cheque, tem a intenção de premiar a excelência dos nossos alunos. O valor monetário atribuído pode agora ser utilizado nas diferentes papelarias do concelho, promovendo-se também desta forma o comércio local.
Os prémios foram entregues pelo Presidente do Município, pelos Vereadores, pelo Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, pelos Diretores dos Agrupamentos de Escolas do concelho e pelo Diretor Pedagógico da Escola Profissional.
Esta sessão teve também um momento musical, abrilhantado pela atuação do Grupo Coral e Instrumental do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo.
Durante esta cerimónia, usou da palavra o Presidente da Câmara, Dr. José António Jesus, que começou por referir que a “educação está na base do desenvolvimento sustentado e integrado da sociedade, contribuindo de forma preponderante para a melhoria das condições de vida da população”, considerando a escola como “o local privilegiado de aprendizagem, de formação pessoal e cívica, de convivência em comunidade, onde a cooperação e a solidariedade devem estar presentes diariamente.”
Neste contexto, e no quadro das competências do Município, é forte a aposta e o investimento que a Câmara Municipal desenvolve neste domínio, procurando criar e proporcionar as melhores condições a todos os agentes educativos do concelho.
O Presidente da Câmara, dirigindo-se aos alunos em particular, acrescentou que através da atribuição destes prémios, o Município “dá expressão ao reconhecimento das qualidades humanas, ao saber estar, à interajuda e partilha, em paralelo com as capacidades cognitivas expressas na avaliação curricular”, reafirmando a determinação do Município em continuar a ser um parceiro para a concretização das ambições e dos projetos de todos os alunos do nosso concelho.