27 Out. 2015

Município de Tondela investe 1,5 milhões de euros na Educação

O Presidente do Município de Tondela, Dr. José António de Jesus, assinalou o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) com uma deslocação ao Centro Escolar, à E.B.0 de Tondela e ao Centro Escolar de Campo de Besteiros, onde almoçou rodeado por mais de uma centena de alunos do 1º ciclo que frequentam aquele moderno estabelecimento de ensino.

Consciente da importância da Educação no Concelho de Tondela, o Presidente da autarquia aproveitou o momento para apresentar, aos parceiros e à comunicação social presente, alguns dos programas estratégicos e respetivos valores que evidenciam o forte empenho do Município de Tondela nesta área, com um investimento global que ascende aos 1,5 milhões de euros anuais.
Fizeram parte desta visita a Chefe da Divisão da Educação e Intervenção Social, Dr.ª Raquel Seabra, os vereadores Eng. Carla Antunes, Pedro Adão e  Dr. Miguel Rodrigues e o Dr. Júlio Valente, Diretor do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro. Estiveram ainda presentes alguns técnicos do Gabinete de Educação, bem como as Professores Titulares e Comunicação Social.
Indo ao encontro da quebra demográfica da população infantil, que continua a atingir números históricos no concelho, a estratégia do atual executivo apresenta uma forte vontade de inverter esta tendência, com mais e melhor investimento em setores primordiais da educação.
Exemplo disso é a aposta numa rede escolar disseminada, não apenas por dois centro educativos mas, dentro daquilo que são as exigências mínimas, distribuída pelo resto do concelho. Estamos a falar, nomeadamente, das escolas básicas do 1º ciclo de São João do Monte, Caramulo, Tourigo, Vilar de Besteiros, São Miguel do Outeiro, Canas de Santa Maria, Lajeosa do Dão, Lobão, Tonda, Dardavaz e Molelos – uma aposta na descentralização, preocupada em manter as escolas perto das suas comunidades.
É, no entanto, na rede de transportes escolares que é alocada a maior fatia do investimento feito pela Divisão da Educação. Para além da normal cobertura de todo o concelho existe, ainda um serviço especial de transportes no âmbito da deslocação dos alunos do 1º ciclo, bem como um serviço de transportes adaptados para alunos com necessidades especais.
Este ano letivo o Município de Tondela garante, ainda, o acesso gratuito ao transporte para os alunos do Ensino Secundário.
Ao nível da educação no concelho, existem outros financiamentos significativos entre os quais destacamos a promoção da escola a tempo inteiro, com as Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo, o projeto Minis em Ação que leva a atividade física no pré-escolar, o Regime da Fruta Escolar ou a Ação Social Escolar.
Para garantir uma alimentação saudável e equilibrada, a autarquia suporta os custos com os serviços de uma nutricionista que coordena a composição das refeições, ao mesmo tempo que, num quadro de valorização das instituições locais, atribui a sua confeção às IPSS do concelho garantido, desta forma, a sua sustentabilidade.
Ao longo da visita o Presidente do Município distribuiu pelos alunos um pequeno caderno pedagógico. Trata-se de um livro que pretende chegar a todas as crianças dos jardins de infância e do 1º ciclo do concelho de Tondela, permitindo-lhes, em parceria com os pais e validado pelos respetivos educadores/professores, planear os seus lanches saudáveis e variados ao longo de todo o ano letivo.