24 Abr. 2017

MERCADO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL “ORIENTA-TE”

Numa parceria entre o CLDS-3G Tondela Inclusiva e o Gabinete de Educação do Município, desenvolveu-se em Tondela, no dia 20 de abril mais uma edição da Feira de Orientação Vocacional e Profissional “Orienta-te”.

Com o pavilhão municipal disponível para receber os expositores, desde cedo se instalaram várias universidades, politécnicos, escolas profissionais, forças de segurança e outros serviços, num total de cerca de 30 stands de exposição, em que destacamos a presença das escolas do concelho, como anfitriãs de todos os restantes presentes nesta Feira: Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro e  Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo, bem como Escola Profissional de Tondela. Estiveram depois presentes: Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico Leiria, Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Superior Miguel Torga, Instituto Superior de Serviço Social  do Porto, Instituto Piaget de Viseu, IPAM, Universidade Católica de Viseu, Escola Profissional Jean Piaget, Escola Superior Artística do Porto, Exército, CIM Viseu Dão Lafões, PSP , GNR, IEFP, Escola Profissional de Carvalhais, Escola Profissional de Vouzela, Escola Profissional Mariana Seixas e Escola Profissional de Torredeita.
A sessão de abertura decorreu, com casa cheia, às 10.30h e contou com a presença do Sr Presidente da Câmara Municipal de Tondela; do Sr Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tondela, dos senhores Diretores dos Agrupamentos de Escolas e Escola Profissional de Tondela; do Sr Diretor do Centro de Emprego Dão Lafões, do Sr Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões; da Sra Coordenadora do CLDS-3G e da Sra Chefe de Divisão de Educação.
Tomando a palavra, o Sr Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António Jesus, mencionou a relevância de mais uma iniciativa desta índole que tem como objetivo incrementar a oferta para que os alunos, quer à saída do 9.º ano, quer após o 12.º ano, tenham um contacto muito mais próximo com ofertas formativas, seja no domínio do ensino profissional, seja na área do ensino universitário / politécnico. O objetivo principal é que os alunos tenham, neste contacto mais próximo, um melhor conhecimento da oferta educativa e que acima de tudo encontrem nesta oferta uma valorização para o seu percurso de vida. É fundamental que a qualificação e a formação estejam cada vez mais direcionadas para as capacidades e motivações dos alunos, mas sempre numa perspetiva de entrosamento com as ofertas do nosso território, pois, como refere “o nosso desejo é que estes alunos, independentemente de fazerem a sua formação em Tondela ou fora de Tondela, encontrem no concelho uma oportunidade de trabalho, que aqui possam regressar e que aqui possam apontar o seu futuro e criar condições para também requalificar a região”. Cada vez mais é importante conciliar a perspetiva formativa com a empregabilidade. Esta mostra afigura-se como um contributo importante para que estes alunos, no futuro, sejam jovens empreendedores, com trabalho, com motivação e com fortes ligações ao nosso território.
Após a sessão de abertura, os presentes percorreram os vários stands, podendo, em cada um, perceber as ofertas formativas, as oportunidades de destaque e algumas curiosidades que cada escola / serviços trouxe até esta feira de orientação vocacional para tornar as suas ofertas mais apetecíveis às centenas de alunos que por ali foram passando.
Num apelo ao empreendedorismo dos nossos jovens, da parte da tarde decorreram, em simultâneo neste espaço, miniconferências com jovens de destaque pela sua proatividade e sucesso profissional em áreas diferentes do conhecimento. Esteve presente o cantor e compositor Paulo Sousa, jovem professor que participou no programa ídolos, e após essa altura passou a dedicar-se à musica; o Chef da Mesa de Lemos – Chef Diogo Rocha, com sobejo sucesso profissional nesta área; Milene Matos, Bióloga e Cientista da Universidade de Aveiro que contou aos presentes como enveredou por este percurso, referindo que desde cedo se interessou por tudo o que tinha a ver com a natureza e em representação do exército, o 1.º Sargento Lopes e o Alferes Figueiredo que com fortes capacidades de comunicação com os presentes, transmitiram um pouco do que é seguir uma carreira militar.
Num ambiente de muita curiosidade, os muitos alunos presentes ouviram atentamente o que cada um referiu relativamente ao seu percurso de vida e nomeadamente aos fatores que contribuíram para uma vida profissional de sucesso. De destacar a importância que foi dada e o incentivo para que cada jovem desenvolva em si um espírito inovador, crítico, de interrogação pois PENSAR sobre as coisas e agir de modo intencional sobre elas, é, na perspetiva dos presentes, um dos fatores indutores de sucesso. Foram estimulados a ser persistentes nas suas opções de futuro, estudando e trabalhando no sentido de chegar ao sucesso almejado. O saber mais teórico foi caracterizado como um fator importante, mas é igualmente determinante o investimento pessoal na prática e na concretização de uma profissão, pois muitas coisas só se aprendem após a conclusão dos estudos, no dia a dia de uma profissão.
Em suma, ao longo deste dia, foram vários os contributos que os jovens do nosso concelho puderam levar para casa no sentido de tomarem decisões informadas acerca daquilo que pretendem, não descurando, como referia no início, o Sr Presidente do Município, o quão é importante ajustar as vontades, sonhos, expetativas, com as oportunidades que o concelho tem para oferecer aos nossos jovens.