28 Abr. 2017

Alunos de Tondela participam no Concurso Nacional de Leitura em Castro Daire

Dezassete alunos das escolas Secundária de Tondela, Secundária de Molelos, Básicas 2,3, de Campo de Besteiros, do Caramulo e da Lajeosa do Dão participaram na final regional do Concurso Nacional de Leitura, realizada em Castro Daire na passada quarta-feira, dia 26 de abril.

Promovido pelo Plano Nacional de Leitura pelo décimo primeiro ano consecutivo, o Concurso Nacional de Leitura tem por objetivos promover o conhecimento de autores de diversas gerações e de diferentes estilos literários e avaliar a compreensão da leitura de obras literárias pelos estudantes do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. A final do concurso realizada em Castro Daire foi disputada entre 126 alunos de 32 escolas dos concelhos que constituem a Comunidade Intermunicipal Dão-Lafões. À semelhança de outros anos, o Município de Tondela assegurou o transporte dos alunos do concelho ao local de realização das provas. Os alunos realizaram de manhã uma prova escrita que consistiu na resposta a dez perguntas de escolha múltipla sobre as obras sugeridas para cada ciclo: “Um fio de fumo nos confins do mar”  de Alice Vieira e “Um corpo na biblioteca” de Agatha Christie (3º ciclo) “1984” de George Orwell e “O Bom Inverno” de João Tordo (Secundário) e na resposta a uma pergunta de desenvolvimento. Os cinco alunos com a melhor classificação na prova escrita realizaram uma prova oral que incluiu a leitura expressiva de um poema e a resposta a uma pergunta de argumentação. As provas realizadas no período da manhã decorreram na Biblioteca Municipal e na Escola Básica de Castro Daire. No período da tarde, a sessão decorreu no Auditório do Centro Cultural de Castro Daire, tendo sido apresentada por Jorge Serafim. Marta Carvalhal, da Biblioteca Municipal de Castro Daire, Vera Oliveira, da Direção Geral do Livro, das Bibliotecas e dos Arquivos e Paula Teixeira, do Teatro Regional da Serra de Montemuro constituíam o júri que avaliou a prestação dos alunos.
A representar as escolas do concelho de Tondela prestaram provas os alunos: Margarida Alves, Daniela Oliveira e Luana Marques, da Escola Secundária de Molelos; Mariana Marques, Cecília Lopes e Guilherme Almeida, da Escola Básica 2,3 de Lajeosa do Dão; João Pedro Araújo e Ana Raquel Sobral, da Escola Secundária de Tondela; Lara Marques Lopes e Mariana Santos Martins, da Escola Básica 2,3 de Campo de Besteiros; Rafaela Santos, Margarida Marques e Denise Cardoso, da Escola Básica 2,3 do Caramulo - todos do 3º ciclo e ainda Inês Cruz e Nicole Pocepicky, da Escola Secundária de Molelos, Alexandre Marques Mamede e Jessica Catarina Gonçalves, da Escola Secundária de Tondela -  do ensino secundário.
A sessão terminou pelas 16h30, tendo ficado apurados para a final nacional, a nível do 3º ciclo, os alunos: Francisco Martins (Escola Secundária Alves Martins), Pedro Correia (Escola Básica nº 2 de Castro Daire) e Lara Lopes (Escola Básica dr. Azeredo Perdigão) e a nível do secundário: as alunas Beatriz Pereira (Escola Secundária de Carregal do Sal), Marta Correia (Escola Secundária de Vouzela) e Sara Costeira (Escola Secundária Alves Martins). Seguiu-se a entrega dos certificados de participação e um lanche oferecido pelo Município de Castro Daire.