17 maio 2017

PRESIDENTE DO MUNICÍPIO APOSTA NO ENSINO ARTÍSTICO E OFERECE INSTRUMENTOS MUSICAIS A ALUNOS DO CONCELHO

Na manhã da passada terça-feira, 16 de maio, o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, deslocou-se ao Centro Escolar e à EB0 de Tondela para entregar instrumentos musicais a todos os alunos dos jardins-de-infância e do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo.

A iniciativa surge na sequência de um protocolo assinado entre o Município de Tondela e a Equipa de Educação Estética e Artística da Direção Geral de Educação, no ano letivo 2015/2016.
O Senhor Presidente da Câmara referiu que “o objetivo da assinatura deste protocolo visou a promoção da intencionalidade artística e da expressividade das crianças, para colmatar as lacunas existentes nas áreas artísticas.”
O protocolo inscreve o compromisso do Município de Tondela em assegurar os meios possíveis que garantam aos alunos o acesso a diferentes formas de arte, potenciando neles um conjunto de saberes para a fruição dos vários universos culturais, antecipando a cultura como uma necessidade no processo educativo.
Logo nesse primeiro ano letivo, o Município ofereceu a todos os alunos uma visita de estudo a algumas instituições culturais nomeadamente museus.
Este ano, além das visitas de estudo já efetuadas, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela ofereceu material de artes plásticas e instrumentos musicais a um total de 730 alunos dos jardins-de-infância e 1º Ciclo, que agora poderão experienciar a atividade musical e as artes plásticas como forma de incremento sensorial do conhecimento e dos saberes.