11 Mar. 2019

Mascotes do projeto "Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões" nas escolas do concelho de Tondela

As mascotes do projeto "Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões" – o Gaspar e a Maria – visitaram no dia 27 de fevereiro e no dia de 07 de março, as escolas do 1.º ciclo do concelho de Tondela que aderiram a este projeto (Centro Escolar de Tondela, Campo de Besteiros, Vilar de Besteiros e Tourigo).

Durante a visita ao Centro Escolar de Tondela, bem como à escola de Vilar de Besteiros, marcou presença a vereadora da Educação da Câmara de Municipal de Tondela, Sofia Ferreira e a chefe de divisão da Educação, Raquel Seabra.
Aos alunos foi entregue um ´kit´, composto por elementos lúdico-pedagógicos, um crachá, autocolantes, um puzzle da região Viseu Dão Lafões, exercícios e desafios sobre diferentes temas.
Esta é já a 8ª edição do projeto "Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões", que este ano dá continuidade ao trabalho desenvolvido com o 1º ciclo do ensino básico nos anos anteriores.
Ao nível do 1.º ciclo, e enquadrado na faixa etária em causa, o grande desafio é que as crianças se familiarizem com o conceito do empreendedorismo e, sobretudo, como ser empreendedor nesta idade, partilhando valores de companheirismo, trabalho em equipa, pensar e conceber em conjunto para operacionalizar ideias inovadoras, muitas vezes resultantes da utilização de materiais reutilizados. O "Gaspar e a Maria" são as mascotes que ajudam na concretização destes objetivos para o 1.º ciclo, tornando todo o trabalho mais apelativo e interativo.
Esta edição engloba um conjunto de novidades, onde se destacam os apoios para as escolas e os prémios para os alunos vencedores dos concursos municipais de ideias de negócio, através de missões empreendedoras internacionais.