"A Flor Azul" da autora Ilse Losa foi o livro escolhido pelos alunos Miguel e Duarte para ser apresentado na edição do programa "O Som dos Livros" desta semana.

Trata-se de um livro que reúne seis histórias que encontram na apologia da amizade o seu elo de conexão. Através de belas metáforas, os pequenos leitores podem descobrir como a diferença não é um obstáculo à amizade ou como é importante saberem superar os ciúmes e partilharem os seus amigos.
Flores e animais que falam ou um burro com barbas que ajuda um Liliputiano a fazer um número de circo são alguns dos artifícios encontrados pela autora para transmitir às crianças de uma forma divertida valores tão sérios e importantes como a honestidade e a solidariedade.
Mas o programa desta semana é ainda mais especial por outro motivo. Foi o último programa pensado e preparado pelo professor Cide que, de forma inesperada, nos deixou.
Já não teve oportunidade de ouvir o trabalho final, mas acreditamos que, onde quer que esteja, estará certamente muito orgulhoso do resultado do seu trabalho.
Ao professor Cide deixamos um especial agradecimento por tudo o que fez em prol não só deste episódio, como de todo o projeto “O Som dos Livros”. Esteve envolvido na sua criação e desde sempre colaborou com o afinco que lhe era característico. Em simultâneo, ficará entre nós recordado como um exímio leitor e promotor de leituras entre os mais novos, mas também entre pares.
Obrigado por tudo. Até sempre.