16 Dez. 2011

Atelier de pintura no Museu Terras de Besteiros

Com vista a uma maior participação de jovens em tempo de férias em actividades que aliem a cultura às aprendizagens pedagógicas e educativas, decorreu durante a semana dos dias 26 a 29 de Julho, no período da tarde, o atelier de Pintura para os mais novos no Museu Municipal Terras de Besteiros.

No primeiro dia realizou-se uma visita guiada à exposição permanente dando ênfase às diferentes técnicas de pintura encontradas ao longo do percurso expositivo. Nos restantes dias desenvolveram-se actividades programadas.
O grupo de participantes inscritos teve a oportunidade de experimentar algumas das técnicas usadas na pintura. A conjugação destas acções levou a um conhecimento mais alargado sobre a temática explorada. Na sala de exposições temporárias foi criado um pequeno atelier de pintura onde a Técnica de Conservação e Restauro e Coordenadora dos Serviços Educativos do museu municipal, responsável pelo atelier, falou da vida de alguns pintores famosos, das distintas artes por eles executadas, das características das tintas, dos diferentes tipos de suporte de uma obra de arte, etc. Os pequenos participantes mostraram-se muito entusiasmados no decorrer do programa classificando-o no final como “muito trabalhoso mas também muito divertido”.

Programa das actividades
1º Dia (terça-feira)
- Visita ao Museu
- Temperas (tintas)
- Pintura rupestre
2º Dia (quarta-feira)
- Carvão (lápis)
- Pontilhismo (técnica)
- Volumetria
3º Dia (-feira)
- Acrílicas (tintas)
- Marmoreado (técnica)
4º Dia (sexta)
- Perspectiva (técnica)
- Trattégio (técnica)
- Espatulado (técnica)

Cativar a comunidade e transmitir conhecimento são os objectivos do Museu Municipal.
O Museu reforça deste modo as acções de Intervenção Comunitária, procurando envolver cada vez mais os jovens em actividades com conteúdos pedagógicos e educativos.