07 Set. 2011

Conferência de imprensa de apresentação do programa da Ficton 2011

Em conferência de imprensa realizada no passado dia 5 de Setembro, o elenco municipal apresentou o programa da Feira Comercial e Industrial do Concelho de Tondela (Ficton), assim como as cerimónias que irão decorrer durante as festividades do feriado municipal de 16 de Setembro.

No espaço da galeria de exposições do Mercado Velho, o executivo do município presidido pelo Sr. Presidente do Município, Dr. Carlos Marta, apresentou à comunicação social local e regional, o conjunto das iniciativas que irão decorrer entre os dias 15 e 18 de Setembro próximo.

Sob o lema VALORIZAMOS O DESENVOLVIMENTO LOCAL, o Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. José António de Jesus, fez a apresentação global do programa, que se iniciou com uma retrospectiva da feira do ano transacto. De seguida focalizou a sua intervenção nos objectivos da Ficton para este ano:
Valorizar e potenciar a realidade social, económica e cultural de Tondela, divulgando a sua dinâmica industrial, comercial, bem como o artesanato, dedicar espaços próprios a entidades concelhias distintas (freguesias, empresas, instituições, artesãos, associações), para que cada um possa mostrar os seus projectos e acções, ou os que pretendam vir a realizar, além de pretender envolver toda a comunidade nestas realizações, proporcionando géneros de animação dirigidos aos vários tipos de público.
De seguida apresentou o programa das festas (Ver programa da Ficton 2011) com o auxílio de uma visualização em powerpoint. Salientou que no espaço do pavilhão desportivo municipal vão estar representadas 52 empresas e instituições, ocupando 88 stands. No espaço exterior dedicado ao artesanato tradicional e contemporâneo, apresentam-se 42 artesãos/artistas, em 53 stands. Para além da importante Feira das Freguesias, este ano com 24 freguesias representadas e de uma importante novidade: pela primeira vez, A FEIRA DOS PRODUTOS ENDÓGENOS, com a promoção e venda de produtos locais, num espaço multifuncional onde vão estar representados 11 expositores do concelho, numa área de 70 m2. Os objectivos: divulgar e comercializar produtos locais, como licores, doces, queijos, frutas ou produtos hortícolas, criar uma marca de identidade que valorize produtos de qualidade e que permita viabilizar canais de comércio, identificar os produtos gourmet de referência que podem emergir na economia local, e reforçar a parceria colaborativa entre os vários produtores. Uma grande aposta. Para além das áreas de vendedores/expositores externos, espaço de animação musical e espaços de lazer. Há semelhança do ano passado, a EXPO-AVE TONDELA 2011, um espaço ornitológico, terá uma tenda com 300 m2. A gastronomia terá na Festa do Frango e nas Tasquinhas um espaço rústico de refeições para jantares e petiscos.

Na sua intervenção, o Sr. Presidente do Município salientou que este ano o custo total do evento ronda os 110.000 euros, com uma redução de cerca de 30% em relação ao ano transacto, sendo o custo do programa musical, reduzido em cerca de 50%, acreditando no entanto estarem criadas as condições para mais um grande sucesso de um Concelho em Movimento.
Ainda se referiu às importantes obras que serão lançadas no dia 17 e que merecem destaque. Trata-se da requalificação e adaptação da antiga escola primária oficial de Tondela a arquivo municipal e ao espaço onde ficará localizada a Praça Besteiros, sendo o valor estimado para a primeira, de 380.000 euros e a segunda rondará os 2,5 milhões de euros.
Referiu-se aos pontos mais marcantes do programa da Ficton, destacando a presença do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Economia na sessão oficial de abertura da Ficton, o que realçou como significativo por se tratar de uma personalidade da nossa Região.
Acrescentou a informação das entidades/personalidades que irão ser galardoadas com a medalha de Mérito Municipal, o que ocorrerá no dia do Feriado Municipal e que são:
- Gilberto Coimbra
- José Manuel Gomes Ferreira
- Rancho Folclórico de Parada de Gonta
- Sociedade Filarmónica Tondelense
- Fundação João e Abel Lacerda
Por fim, focalizou-se na importância deste evento, apesar da crise que assombra o país, como forte estímulo para a promoção do Concelho de Tondela.