20 Set. 2011

Delegação Distrital da ANAFRE visita Museu Municipal Terras de Besteiros

Uma delegação da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias - visitou no passado sábado dia 17 de Setembro, o Museu Terras de Besteiros. Os autarcas participavam no II Encontro da Delegação Distrital de Viseu, cuja temática era a modernização administrativa. O Encontro inseriu-se no programa das Festas da Cidade e da Ficton – Feira Comercial e Industrial de Tondela.

O grupo foi recebido pelo Chefe de Divisão da Cultura do Município, que os acompanhou nesta viagem pela história e cultura do território concelhio.
Ao longo da visita os autarcas tiveram a possibilidade de contactar com os inícios da ocupação humana do nosso território, podendo apreciar vestígios do passado, nomeadamente originários do monumento megalítico Anta da Arquinha da Moura, na freguesia da Lajeosa do Dão. O percurso pelas várias salas do Museu proporcionou momentos de partilha de experiências que enriqueceram todos os presentes. Ao caminhar pela História das Terras de Besteiros, os visitantes descobriram as marcas da ocupação romana do território, identificaram alguns indícios do período medieval e da formação do território nacional e concelhio, reconheceram os começos da Industrialização, bem como um leque variado de artes e ofícios tradicionais que caracterizaram o dia-a-dia das populações nesta região. Para além da componente de conteúdos informativos através do multimédia.
Através da sua forte Intervenção Comunitária, o museu municipal tem vindo a reforçar as suas acções de contacto de proximidade com o público, envolvendo variadas faixas etárias e instituições de diversos âmbitos, assumindo-se como um ponto de visita obrigatório para quem quer desvendar e conhecer mais sobre o passado, presente e futuro das Terras de Besteiros, das suas gentes e dos seus lugares.