20 Set. 2011

Museu Municipal inaugura exposição de Instrumentos Musicais Chineses

O Museu Municipal de Tondela Terras de Besteiros inaugura na próxima sexta-feira dia 23 de Setembro de 2011, pelas 18.00 horas, na Galeria de Exposição do Mercado Velho em Tondela, uma exposição sobre Instrumentos Musicais Chineses.
Com o apoio da embaixada da República Popular da China, esta exposição é a oportunidade única para todos os tondelenses se debruçarem sobre a cultura e música chinesa, uma das mais antigas do mundo.

Na actualidade, a China atrai os olhares e a curiosidade de pessoas de todo o mundo, que procuram informações sobre os mais variados aspectos da sua cultura. Possuidora de um vasto território, com um passado histórico e cultural de uma riqueza incalculável, a sua população é cerca de 1,3 biliões de habitantes, possuindo a mais longa tradição cultural do mundo. A cultura chinesa conheceu uma notável longevidade e a sua expansão geográfica remonta à altura em que este povo se concentrava na região do Rio Amarelo. Actualmente no seu território vivem 56 etnias, entre tibetanos, mongóis, daxi, manchu, uigures, han, etc.
A música chinesa está entre as mais antigas do mundo. Entre os instrumentos mais conhecidos estão as cítaras, as flautas, os gongos e os sinos. Enquanto alguns instrumentos - de carácter elitista – eram do foro restrito da nobreza (caso, por exemplo, da cítara Qin ou da viola Erhu), outros instrumentos, como os gongos, os tambores e as flautas, tinham presença assídua nas mais diversificadas festas populares, e ainda em cerimónias religiosas.
A Exposição Instrumentos Musicais Chineses, que agora é apresentada em Tondela, é uma exposição didáctica e pedagógica, que revela a riqueza da tradição e da música chinesa e as suas profundas relações com a realidade cultural indiana, iraniana e da Ásia Central.
Num total de cerca de 50 instrumentos musicais de sopro, cordas e de percussão, fabricados em osso, pedra, madeira, bambu e terracota, o público visitante pode apreciar instrumentos e réplicas dos mais antigos instrumentos do mundo, ficando a conhecer a evolução da história musical chinesa e, ao mesmo tempo, compará-la com os instrumentos musicais ocidentais.
Esta exposição estará patente no Mercado Velho de 23 de Setembro a 16 de Outubro, com o seguinte horário. De segunda a sexta, das 10.00 h às 12.30 h; das 14.00 h às 18.00 horas. Aos Sábados e Domingos das 15.00 h às 19.00 horas. A entrada é livre.