07 Out. 2011

Museu Terras de Besteiros. A exposição do ano: Instrumentos Musicais Chineses

Na actualidade, a China atrai os olhares e a curiosidade de pessoas de todo o mundo, que procuram informações e conhecimento sobre os mais variados aspectos da sua cultura. Possuidora de um vasto território, com um passado histórico e cultural de uma riqueza incalculável, a sua população é cerca de 1,3 biliões de habitantes. Possuí a mais longa tradição cultural do mundo, o que a torna tema diário de conversas entre as pessoas.

Ciente e atento aos novos rumos da economia e da sociedade da informação e comunicação no mundo moderno, o Pelouro da Cultura do Município projectou para este início de ano lectivo, a exposição internacional que o museu Terras de Besteiros agora apresenta sobre Instrumentos Musicais Chineses.
Exposição que conta com o apoio da embaixada da República Popular da China em Portugal, mostra uma das culturas musicais mais antigas do mundo. Na galeria do Mercado Velho passam diariamente visitantes de grupos associativos de dentro e fora do concelho, estudantes de diferentes níveis de ensino das nossas escolas, com particular relevância para o 2º ciclo, ensino secundário e cursos de Educação e Formação de Adultos, instituições de solidariedade social, assim como Juntas de Freguesia com os seus passeios seniores. Além de público anónimo, que com curiosidade e muito interesse, visitam diariamente e aos fins-de-semana, esta magnífica mostra de uma cultura tão distante da nossa.
Sentindo os sons de um passado longínquo e de uma cultura que na actualidade atrai os olhares e a curiosidade de todos, o visitante é atraído por instrumentos de corda dedilhada, corda friccionada, de sopro e de percussão, num conjunto harmonioso de sons e espiritualidade, produto de um vasto território que engloba 56 etnias e uma profusão de cerca de 400 instrumentos.
O Pelouro da Cultura, juntamente com o seu museu municipal tem sido parceiro activo junto da comunidade e junto das escolas, possibilitando visitas e acompanhamento tanto no seu espaço de exposição permanente, como nas visitas às exposições temporárias que realiza e ainda aos seus pólos museológicos, Anta da Arquinha da Moura, estação de arte rupestre ao ar livre de Molelinhos e Ambientes do Ar de Souto Bom.
Mais uma aposta na divulgação e promoção da cultura e da história da região.