18 Out. 2011

Centro Paroquial de Canas de Santa Maria visita Museu Municipal

Prosseguindo a sua política cultural de Intervenção Comunitária junto das populações mais idosas do Concelho, os Serviços Educativos do Museu Municipal proporcionaram a dezassete idosos do Centro Paroquial de Canas de Santa Maria, uma visita ao espaço do Museu Terras de Besteiros.

Na quarta e quinta-feira, dias 12 e 13 de Outubro passado, o grupo foi recebido no museu, onde tomou contacto com a sua exposição permanente. Desde os vestígios do passado neolítico, maioritariamente originário do monumento megalítico da Anta da Arquinha da Moura, na freguesia da Lajeosa do Dão, até ao leque variado de artes e ofícios tradicionais que caracterizaram o dia-a-dia das populações nesta região – linho, funilaria, cestaria, barro negro -, os idosos puderam desfrutar de uma tarde passada de forma diferente e ficaram a conhecer um pouco do melhor que o nosso passado nos deixou… e que o Museu Municipal Terras de Besteiros não quer deixar morrer.
Mas também mostraram curiosidade em interagirem com os componentes multimédia, nomeadamente os ecrãs touchscreen do território concelhio, do património e da estância sanatorial do Caramulo, fazendo vir à memória, um passado ainda não muito distante.
O Museu reforça assim as acções de Serviços Educativos envolvendo variadas faixas etárias e públicos, assumindo-se como um ponto de visita obrigatório para quem quer desvendar e conhecer mais sobre o passado, presente e futuro das Terras de Besteiros, das suas gentes e dos seus lugares.
Mais uma aposta na divulgação e promoção da cultura e da história da região.