31 Out. 2011

lançamento do livro Sedução e Utopia de Filipa Duarte

Será lançado no próximo sábado, dia 5 de Novembro pelas 16.00 horas, na Galeria de Exposição do Mercado Velho em Tondela, o mais recente livro de poemas de Filipa Duarte, de nome Sedução e Utopia.
Na ocasião será igualmente inaugurada uma exposição de pintura do pintor viseense Carlos Alberto Almeida.

Percurso
FILIPA DUARTE é o “nome poético” de Maria de Lurdes Marques de Loureiro Silva. É natural do Concelho de Tondela, onde reside desde 1975. Escreve poesia desde os 16 anos, mas só em 1976 publica pela primeira vez poemas seus. Pertence à Associação Portuguesa de Poetas desde 1988.
Tem entrevistas e/ou poemas publicados em jornais nacionais e no Portuguese Times, em rádios como a Antena 1, a Rádio Globo – USA, a Emissora das Beiras, a RCI, o Centro FM - Carregal do Sal e televisão (RTP - Programa às 10 e Praça da Alegria; Chanel 20 - USA).
Participou em programas de rádio como "Momento de Poesia com Filipa Duarte" (1993 a 2010) na Emissora das Beiras. Participa quase todos os sábados no Programa Improviso - Rádio Centro FM.
Tem realizado ao longo destes 30 anos, sessões de Poesia em escolas da região, Institutos Politécnicos, nos teatros municipais de Lisboa, Porto, Viseu, em Clubes, Sociedades Filarmónicas, Associações Culturais, Grupos de Amigos, Lares da 3ª Idade, em Câmaras Municipais, bibliotecas e museus. E ainda em inúmeras outras instituições culturais do país.
Participou de viva voz na apresentação de livros de Poesia de Poetas do Concelho de Tondela e de outros Concelhos. Fez parte do Júri de Selecção nas diversas edições dos Jogos Florais do Concelho de Tondela e do Prémio Jovem Revelação e ainda no Concurso de Contos de Natal, promovido pela ANPES.
Conheceu e ouviu Eugénio de Andrade dizer alguns dos seus poemas. Teve o prazer de ouvir os seus poemas cantados e musicados pelo grande Maestro Augusto Mesquita, em Tondela, e outros cantados e musicados por elementos da Casa do Povo de Tondela. Recebeu em 2010 um dos Prémios Anim’arte, em Viseu.
Fez a revisão de livros de poesia e apresentou: Pensamentos de uma capa negra – ISPV; Flores do Meu Jardim, de Madalena Melo, Pegadas do meu ser, de Cláudia Borges e Anseio de Eugénio Henriques Tio.
Participou nos livros “Páginas Lentas”, “Páginas Lentas 2” e “Páginas Lentas 3”, edições do GICAV, publicados em Dezembro de 2008, de 2009 e de 2010, na FNAC, em Viseu.
Tem alguns dos seus poemas publicados em Antologias: A. Contemporânea - Edição de Luís Filipe Soares (3 volumes); na A. Poética (Mãos dadas) do Editorial Poetas & Trovadores), na Nossa Antologia, da Associação Portuguesa de Poetas (I e II volumes) e no livro Emoções de Ângela Escada.
Tem publicado: Quem tem filhos... (1988), Sons e Ecos (1991), Sol e Sombras (1999), Sonhos e Paixões (2000), Sereias e fados (2001), Silêncios e ventos (2002), Selecção e apresentação de Poemas de Hoje – Poetas da Beira (1º, 2º e 3º volumes) (2002, 2003, 2004), Ser e Estar (2004), Sorrisos e Lágrimas (2007), Sussurros e Clamores (2008), Sublimes & Únicos (2010).