08 Nov. 2011

Exposição "Caramulo: Património Construído" na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro

Patente na biblioteca municipal Tomaz Ribeiro, até 26 de Novembro, a exposição "Caramulo: património construído" resultou de um trabalho da Área de Projecto realizado no último ano pelos alunos da turma B do 9º ano da escola Básica do 2º e 3ºciclos do Caramulo, com coordenação do professor Paulo Pereira.

Partindo do tema "Caramulo: património construído" os alunos percorreram as aldeias serranas captando imagens do espaço habitado do mundo rural. Casas, capelas, alminhas, cruzeiros, espigueiros, alfaias agrícolas, sistemas de aproveitamento de água, pontes, fontes, canais, surgiram como testemunho de técnicas e materiais de construção, formas de exploração agrícola e marcas de um passado de relação harmoniosa do homem com o meio.
Em contraste com as imagens do mundo rural, as fotos da vila e dos antigos sanatórios trouxeram também as marcas de uma outra vivência, memórias de um passado ainda recente que, em alguns casos, à falta de condições para tudo preservar, se degrada dia após dia.
A escolha deste tema teve a felicidade de dar a conhecer as várias faces e funções da arquitectura, entre a arquitectura popular e a modernista e lembrar a necessidade de reconhecer e valorizar os diferentes aspectos do património local.