09 Nov. 2011

“Amigos de Vila do Conde” visitam Concelho e Museu Terras de Besteiros

Os “Amigos de Vila do Conde” visitaram no passado sábado, dia 5 de Novembro o museu municipal de Tondela Terras de Besteiros.
A visita, inserida no convívio anual 2011 desta associação teve no concelho de Tondela programa cultural e turístico digno de registo. Em Tondela visitaram além do museu Terras de Besteiros, as Caves Martinho Alves, o museu do Caramulo e almoço num prestigiado restaurante da Freguesia de Tonda.

Acompanhados por um elemento do turismo do Município, que prestou apoio nas diversas visitas, o grupo constituído por 60 pessoas, foi recebido no museu pelo Chefe de Divisão da Cultura, que em visita guiada os acompanharam numa viagem pelas origens históricas e culturais do território concelhio.
Após um enquadramento explicativo do significado de museu de território que é, os visitantes apreciaram o discurso expositivo do museu, desde os inícios da ocupação humana do nosso território através do espólio exumado do monumento megalítico da Anta da Arquinha da Moura, na freguesia da Lajeosa do Dão, até à estância sanatorial do Caramulo, fazendo vir à memória, um passado ainda não muito distante Ao caminharem pela história das gentes das Terras de Besteiros, os visitantes descobriram as marcas da ocupação romana do território, observaram a evolução do municipalismo no território concelhio, reconheceram na figura de Tomaz Ribeiro, um impulsionador dos começos da Industrialização no concelho (a Linha do Dão), e apreciaram com curiosidade e pormenor as salas dedicadas às artes e ofícios tradicionais – linho, funilaria, cestaria, barro negro - que caracterizaram o dia-a-dia das populações nesta região.
Os visitantes ficaram agradados com a mensagem e a qualidade interpretativa da exposição permanente e sobretudo com a interacção que os diversos multimédia permitem ao visitante, mostrando satisfação.

O Museu reforça mais uma vez as acções de Intervenção Comunitária, procurando envolver cada vez mais variadas faixas etárias e públicos diversos, assumindo-se como montra cultural da Cidade de visita obrigatória para quem quer conhecer mais sobre o passado, o presente e o futuro de Tondela.