Investigação

O estudo das diferentes tecnologias tradicionais do Concelho de Tondela, preservando a memória do saber fazer artesanal, é um dos objectivos do Museu Terras de Besteiros.

Ajudar a descobrir e afirmar, junto das novas gerações, o nosso património, heranças que correspondem a algumas das componentes significativas da nossa identidade cultural, levam-nos ao estudo e compreensão de acontecimentos ainda vivos, pujantes em alguns casos, noutros praticamente recordações ou memórias, de um fundo cultural que se esvai com o rápido desaparecimento dos velhos artesãos.
Torna-se imperativo assegurar a valorização da chamada cultura popular, tradição ligada essencialmente às artes e ofícios artesanais.

Um pouco por toda a região do Concelho de Tondela encontra-se este modo de produção artesanal, tipicamente caracterizado pela sua inserção em comunidades pequenas, intimamente ligada à vida, às tarefas e ritos quotidianos dessas populações, em que a mesma pessoa concebe, produz do princípio ao fim, e vende, o fruto do seu trabalho.

As diferentes artes e ofícios tradicionais, as técnicas utilizadas, os objectos ou produtos resultantes bem como o modo de vida das gentes com elas relacionadas têm vindo a ser alvo de estudo e investigação.

A equipa técnica do Museu Municipal Terras de Besteiros, tem vindo a desenvolver trabalho em diferentes áreas de investigação, dando relevo em algumas temáticas ao discurso expositivo da exposição permanente do museu, contribuindo para a edição de livros, publicação de artigos em revistas da especialidade, e apetrechando o Centro de Documentação com recursos áudio e vídeo das memórias passadas.

O desenvolvimento destes trabalhos irá recuperar e promover os testemunhos do saber tradicional, parte integrante de uma memória colectiva, memória das Gentes de Besteiros.