20 Jan. 2012

Museu Municipal recebe jovens da ASSOL

Estendendo a sua política cultural de Intervenção Comunitária e de Serviços Educativos a públicos com necessidades especiais, o Museu Municipal Terras de Besteiros recebeu na passada quarta-feira dia 18 de Janeiro, um grupo de jovens do projecto TRANSIT – Transição para a Vida Adulta, para uma visita guiada à exposição permanente.

O projecto TRANSIT – Transição para a Vida Adulta, é desenvolvido no concelho de Tondela pela ASSOL (Associação de Solidariedade Social de Lafões), em parceria com as Escolas do Concelho, contando também com o apoio do Município de Tondela.
Os jovens reagindo a diferentes estímulos visuais e auditivos tiveram a oportunidade de percorrer os espaços de exposição permanente do Museu Terras de Besteiros possibilitando que esta instituição cultural seja mais um factor de inclusão social.
Os jovens foram recebidos pela técnica responsável pelos serviços educativos para, de acordo com o solicitado pela Associação, articular os diversos conteúdos expositivos com conhecimentos adquiridos nas suas aprendizagens. Desde os artefactos cerâmicos e líticos exumados do monumento megalítico da Anta da Arquinha da Moura, até aos objectos do quotidiano das salas das artes e ofícios tradicionais, passando pela sala alusiva à tuberculose e à estância sanatorial do caramulo, os jovens viajaram pelos meandros da história local.
Os Serviços Educativos do Museu Municipal congratulam-se com esta iniciativa que, pelo seu carácter peculiar, enriqueceu todos os intervenientes.

Divisão de Cultura
Museu Municipal, Serviços Educativos