17 Abr. 2014

Museu Terras de Besteiros nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – Lugares de Memória –, o Museu Terras de Besteiros levou a efeito no passado sábado, dia 12 de Abril, um ciclo de conferências em Nandufe e em Molelos.

Tendo presente que estas duas freguesias tiveram no passado um papel preponderante ao nível social, profissional e económico, através da existência de duas comunidades de artesãos com considerável número de executantes, cesteiros e oleiros, foi a ocasião para, nos Lugares de Memória que se comemora, se celebrar os relatos, as vivências passadas, a memória colectiva destas artes e ofícis tradicionais.
No Centro de Animação Local, no largo do Povo em Nandufe, pelas 15.00h, Filipa Gouveia, antropóloga e Técnica Superior do museu municipal, apresentou “A cestaria no concelho de Tondela”, dando especial ênfase à comunidade de cesteiros de Nandufe. Com as presenças do Presidente e Tesoureiro da União de Freguesias Tondela/Nandufe, José Manuel Mendes e Carlos Santos, a investigadora abordou as técnicas em torno da cadeia operatória, quer da elaboração das cestas de esteira – esteiraria da Lajeosa do Dão –, quer no caso de Nandufe, a produção de cestos de madeira pelos artesãos locais. De entre os presentes, muitos houve que recordaram e enumeraram os nomes de dezenas de cesteiros que, desde meados do século XX, conheceram e conviveram.
Já à noite, pelas 21.00h, na sede da Associação do Rancho Folclórico Cantarinhas de Molelos, Helder Abraços, apresentou 26 anos de investigações multidisciplinares em torno da cerâmica preta de Molelos. Com a presença do Sr. Vereador Carlos Coimbra e do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Molelos, José Dias, o investigador deu a conhecer as investigações levadas a cabo em Molelos, em torno da comunidade de oleiros de louça preta que maior expressão teve em Portugal. Desde a demografia histórica e diferencial à etnografia, da arqueologia à metodologia etnoarqueológica, passando pelas ciências exactas, no campo das análises físico-químicas das argilas, deu a conhecer os estudos e publicações efectuadas, quer em revistas da especialidade, quer em conferências e artigos de divulgação.
Ao longo da semana comemorativa, por marcação prévia, prosseguirão as iniciativas já anteriormente divulgadas, promovendo visitas acompanhadas ao museu municipal e aos pólos museológicos da Anta da Arquinha da Moura (freguesia da Lajeosa do Dão) e aos Ambientes do Ar (lugar de Souto Bom, freguesia da Caparrosa).

Divisão de Cultura
Museu Municipal, Serviços Educativos